Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle

Quando um usuário (professor, estudante, etc.) é cadastrado no Moodle, lhe é atribuída uma senha inicial aleatória. Esta senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais da UFSC como o CAGR e o CAPG.

Para obter a primeira ou uma nova senha de acesso ao Moodle, proceda como se você a tivesse esquecido, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC, clicando em "Obter nova senha". Na tela que aparece, preencha sua identificação de usuário (nº de matrícula para os estudantes e cpf para os demais casos) e clique no botão "Buscar". Feito isto, o próprio Moodle lhe enviará automaticamente uma mensagem (email) de confirmação de obtenção de senha. Esse passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a senha, e não outra pessoa qualquer que inadvertidamente o fez com seu nome.

Acesse, então, seu provedor de email e localize esta mensagem de confirmação de alteração de senha. No corpo dessa mensagem clique sobre o texto da URL de confirmação (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado iniciando por "https://"), fato que resultará no envio de nova mensagem (email) contendo sua nova senha de acesso. Com ela você poderá entrar no Moodle e alterá-la para outra de sua preferência, se desejar, acessando seu perfil no Moodle.

Note que em alguns provedores (a exemplo do TERRA - terra.com.br) ao clicar na URL citada acima pode aparecer uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválida. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

O recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:

  • sobrecarga na rede;
  • sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
  • rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.

Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" por seu provedor de email. Havendo demora no recebimento, verifique se as mensagens não estão em alguma pasta correspondete a isto.

Se mesmo assim não localizares estas mensagens, entre em contato com a coordenação de seu curso ou departamento e verifique se seu endereço de email está corretamente cadastrado.

Como este procedimento de obtenção de senha é totalmente automático (gerenciado pelo Moodle), ele deve funcionar sempre. Havendo alguma falha, sugerimos que você descarte qualquer mensagem até então recebida e repitas o procedimento desde seu início.

» Perguntas Frequentes