Seja bem-vindo a este curso.

Nesta apresentação, vamos conhecer detalhadamente o Curso de Especialização em Saúde da Família, quais seus objetivos, perfil do profissional e referencial pedagógico.

Num modelo de EaD, o estudante deve disciplinar-se para aprender e para manter suas relações de aprendizagem. Você é mais independente e, portanto, torna-se ainda mais responsável por seus estudos. Por isso, gerencie seus horários e o espaço de estudo para tornar essa experiência o mais proveitosa possível.

Você será acompanhado pelo tutor e, sempre que tiver alguma dúvida, pode recorrer aos recursos disponíveis no seu ambiente virtual de aprendizagem. Teremos prazer em atendê-lo sempre que precisar, pois a sua aprendizagem é o nosso principal objetivo!

Bons estudos e sucesso nessa caminhada!

Dica

Algumas informações são de fundamental importância para o conhecimento do curso; entre elas estão:

  • Objetivos e perfil do profissional
  • Referencial pedagógico.

A seguir serão apresentados detalhes sobre esses dois pontos, vale a pena conferir.

Objetivos e perfil do profissional

O objetivo principal é especializar equipes de profissionais de saúde para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, formar profissionais com uma visão crítica sobre a realidade do trabalho em saúde e das necessidades da população.

Clique na animação a seguir e confira os objetivos centrais do curso.

Nessa perspectiva, o perfil que pretendemos para os profissionais de saúde, ao final deste curso de especialização, é a capacitação para atuar nas estratégias da área da Saúde da Família, articulando e desenvolvendo programas de ações em saúde, bem como prestando assistência integral à população, de forma vinculada com os demais membros da equipe de saúde da família, com vistas à valorização do indivíduo como cidadão.

Referencial pedagógico

Para o desenvolvimento do curso, optamos por utilizar a metodologia problematizadora e a educação no trabalho, por entender que, em várias situações do cotidiano do trabalho em saúde, a preocupação está dirigida fundamentalmente aos parâmetros técnicos, em que corremos o risco de atuarmos de modo mecânico, sem pensar na situação de forma contextualizada e no indivíduo com suas características próprias.

Saiba mais:

Para saber mais sobre o Referencial Pedagógico do curso, leia o texto abaixo, extraído da conteúdo impresso deste Módulo:

Referencial Pedagógico do curso.

Reflexão:

Em nosso dia a dia, o espaço do trabalho se transforma num espaço de aprendizado entre trabalhador/trabalhador, trabalhador/equipe e trabalhador/usuário, no qual se desenvolve uma relação pedagógica que, para ser efetiva, necessita provocar e estimular a subjetividade na perspectiva de proporcionar prazer no ato de aprender, de conhecer e de saber.

É preciso, então, problematizar o contexto real.

E o que significa isso?

Folheie o livro a seguir e veja algumas dicas de problematização no contexto real.