O pensamento sobre o que é saúde e doença já se verificava há muitos séculos, antes mesmo das explicações científicas. Contando brevemente essa história, podemos apontar alguns momentos importantes, clique nas abas laterais e veja detalhes dessa trajetória.

Modelo Biomédico

Modelo hegemônico, considerado avançado durante muito tempo (até a década de 1970).

O marco teórico conceitual da biomedicina tem sua origem no modelo capitalista norte-americano. Este modelo foi chamado de modelo Flexneriano, por que Flexner foi quem centralizou uma pesquisa nos EUA, em 1910, concluindo que o bom modelo de ensino de medicina deveria ser o da Rockfeller Foundation. Este modelo tem sido bastante analisado e descrito, mas é importante que se reflita sobre cada uma de suas características, porque nosso ensino nos cursos da área da saúde e nossa prática ainda estão muito vinculados a ele.

Veja as características com atenção:

Além dessas características, o modelo biomédico nega a saúde pública, a saúde mental e as ciências sociais, bem como considera seitas outros modelos como a homeopatia. O conhecimento e a prática de saúde são centralizados no profissional médico.

Isto tem como consequência uma posição autoritária, unidisciplinar e com intenso uso do aparato que lucra com a doença: hospitais, exames, remédios, medicina altamente especializada: o chamado complexo médico-industrial.

Reflexão:

Pense na sua prática de saúde e procure identificar se as diferentes características do modelo biomédico influenciam as ações desenvolvidas junto aos sujeitos, às famílias e à comunidade.

Modelo da Determinação Social da Doença

Este modelo apresenta uma nova forma de ver o processo saúde-doença; tem sua origem na Europa, no século XIX, num movimento chamado de Movimento de Medicina Social. Virchow , um dos médico-sociais (depois veio a ser conhecido também como patologista), afirmava que as pessoas adoecem e morrem em função do jeito que vivem. E este jeito de viver é determinado social, cultural e economicamente (caracterizando o contexto de aparecimento da doença).

Em 1848, Virchow elaborou junto com Neumann a lei da Saúde Pública da Prússia, a qual diz que compete ao Estado a responsabilidade sobre a saúde das pessoas; que este deve promover a saúde e combater e tratar a doença para todos, ou seja, saúde: direito de todos, dever do Estado. Aliás, foi esse movimento que inspirou a nossa construção do SUS.

Saiba mais:

Para aprofundar seus estudos sobre Determinação Social da Saúde recomendamos a leitura do artigo abaixo:

A Saúde-Doença como Processo Social, de Asa Cristina Laurell.

 

Veja as diferenças entre o modelo da determinação social da doença e o modelo biomédico.

 

DETERMINAÇÃO SOCIAL DA DOENÇA MODELO BIOMÉDICO
- Movimento pela Reforma Sanitária - Valorização do Complexo Médico-industrial
- Verdade como processo - Provisoriedade - verdade absoluta
- Valorização da psicologia e do cultural -Valorização da célula e da química
- Valorização da atuação multiprofissional/multidisciplinar - Todo poder ao médico
- Valorização da pessoa como um todo - Valorização do conhecimento fragmentado
- Permeabilidade/humildade - Onipotência
- Flexibilidade - Rigidez
- Pensamento crítico político - Alienação
- Centro de saúde/comunidade - Hospital/indivíduo
- Inclui promoção da saúde - Só trata o doente
- Educação como relação sujeito-sujeito - Educação como médico-sujeito e paciente como objeto
- Flexibilidade para outras racionalidades médicas - Fechamento para outras racionalidades médicas (chamadas de charlatanismo)
- Valorização da saúde pública - Negação da saúde pública
- Determinação Social - Determinação Biológica
- Modelo Saúde Coletiva brasileira - Modelo Biomédico/Flexneriano
- Responsabilidade do Social - Culpabilização individual

Estes dois modelos fazem parte da saúde no Brasil, a seguir disponibilizamos mais detalhes da história.

Neste estudo apresentamos as diferentes formas de pensar o processo saúde/doença. Identificamos as características do modelo biomédico e sua influência hegemônica nas práticas de saúde. Conhecemos o modelo da determinação social da doença em contraponto ao modelo biomédico e refletimos criticamente sobre a constituição destes modelos de saúde. Você conseguiu acompanhar esta reflexão? Atingiu os objetivos?

Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado; caso não tenha um desempenho satisfatório refaça seus estudos.

Para realizar esta atividade basta colocar o mouse em cima das palavras que correm na tela e arrastar as mesmas para os modelos de saúde.

MEDIDAS DE FREQUÊNCIA DE DOENÇASMEDIDAS DE FREQUÊNCIA DE DOENÇAS MEDIDAS DE FREQUÊNCIA DE DOENÇAS