No Brasil, os Sistemas de Informações em Saúde são divididos em vários subsistemas. O que trata das informações sobre as internações hospitalares é chamado de Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS).
Este sistema é responsável por informações para a gestão dos serviços de saúde e para os profissionais conhecerem as doenças que levam a população às internações hospitalares.
Com ele podemos responder às perguntas: de quanto foi a taxa de internação no seu município no último ano? Por quais motivos a população do seu município é internada? Qual o tempo médio de permanência no hospital dos pacientes internados para cada grupo de doenças? Qual o valor médio em cada internação, segundo os agravos à saúde?
Cada internação que ocorre pelo SUS exige o preenchimento de uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH). É essa ficha que permitirá o pagamento do gestor pelo procedimento e que possibilitará as análises epidemiológicas sobre morbidade hospitalar.
As informações coletadas pela AIH são relativas ao paciente (como nome, sexo, data de nascimento e endereço residencial) e à internação (hospital, data de internação, diagnóstico principal e secundário e procedimento solicitado).
Conheça as vantagens e as limitações do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde.
Clique nas caixas para ampliá-las.
Lembre-se de que, para calcular a taxa de internação, você deve dividir o número de internações pela população e multiplicar por uma constante:
Link:
Os dados de internações hospitalares de todo o Brasil estão disponível no site do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Acessar esses dados é muito simples e, para facilitar ainda mais, preparamos um vídeo com uma simulação de acesso. Depois de assisti-lo, certamente você conseguirá verificar os dados de morbidade hospitalar no seu país, estado ou município com apenas algumas tecladas no seu computador.