O acolhimento se estabelece como uma forma de reconhecer a capacidade de todos os membros de uma equipe para atuar sobre os problemas de saúde, exercendo a clínica dentro de suas competências profissionais específicas, em um trabalho usuário-centrado.

Trata-se de um processo que articula três dimensões: Relacional, Organizacional e Ética.

A seguir, clique em cada uma das imagens nos círculos para compreender os seus significados.

O acolhimento é um processo de encontro entre indivíduo/família/comunidade e trabalhadores de saúde, capaz de colocar em prática na atenção a integralidade, a equidade e a resolubilidade.

O acolhimento está:

Nos consultórios,

nas campanhas,

na vizinhança,

nas comunidades carentes,

nas visitas domiciliares,

nas comunidades com culturas diversas,

entre os mais velhos,

entre os mais jovens, nas brincadeiras...

e até na porta dos postos de saúde

O acolhimento, como humanização da atenção e escuta qualificada, deve acontecer em todo e qualquer espaço de encontro onde a atenção à saúde se realize.

Pense nisso!

O acolhimento é um processo que rompe com a lógica hegemônica de agendas fechadas e predefinidas; ele redireciona a demanda espontânea para a oferta programada.

Para que o acolhimento aconteça, é necessário que comunidade e equipe de saúde reflitam sobre esta prática, evitando que se transforme em serviço de pronto atendimento.

Como se dá o acolhimento em seu local de trabalho? O que você alteraria?

Esta é uma questão que será trabalhada no fórum depois que você terminar a leitura de todos os materiais. Preste atenção e comece a elaborar sua resposta.

A compreensão humanizada não permite que o acolhimento em saúde aconteça centrada na atenção médica, não pode se restringir à queixa imediata do usuário. O acolhimento deve ter continuidade por meio da construção de uma rede de conversação efetivada, a respeito de todo o serviço de saúde.

Dessa forma, todas as demais atividades da equipe se inscrevem em direção a responder necessidades de saúde apresentadas pelos usuários e identificadas, também, durante o acolhimento.