Já que estamos falando da Equipe de Saúde da Família, é importante conceituar também o termo organização, pois é neste âmbito que vamos situar o planejamento. As organizações estão presentes em todos os lugares. Nós mesmos fazemos parte delas.

Organização é uma associação de interesses individuais que se juntam com o intuito de alcançar objetivos que, isoladamente, nenhum de seus membros conseguiria alcançar.

Planejamento é o instrumento que busca diagnosticar a realidade, propor alternativas para transformá-la, meios para viabilizar essa transformação e ação oportuna para executar as ações pensadas pelas organizações que, por sua vez, fazem com que a realidade seja novamente diagnosticada.

Você consegue compreender o conceito? Observe o diagrama abaixo com cautela.

Alguns projetos sociais são tão ambiciosos e complexos, que seus objetivos só podem ser atingidos se articularmos um conjunto amplo e, em geral, heterogêneo de organizações. É o caso do Sistema Único de Saúde, que articula muitas instâncias. Clique na caixa abaixo para visualizá-la melhor.

Para que você possa planejar com consistência, é necessário conhecer o ciclo administrativo no qual o planejamento compõe uma de suas quatro etapas. Veja também as tarefas de cada uma clicando aqui.

Você lembra de ter lido que o planejamento é retroalimentado?

Isso é porque o resultado da etapa de avaliação dará subsídios para uma nova definição de objetivos e formulação de estratégias.

Os termos eficiência, eficácia e efetividade precisam ser bem interpretados para que sejam usados como critérios avaliativos.

Conheça cada um deles clicando nas imagens a seguir:

É muito importante ter todos os conceitos bem claros para não se perder durante sua atuação.

Todos esses conceitos são muito importantes para você estudar sobre planejamento estratégico participativo em saúde.