Estudante: como altero meu endereço eletrônico (email)Os endereços eletrônicos dos estudantes no Moodle UnA-SUS/UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAPG (sistema de controle acadêmico da pós-graduação). Assim, para alterá-los no Moodle UnA-SUS/UFSC, é necessário alterá-lo no sistema acadêmico. Em caso de dúvida, sugerimos contactar a coordenação do curso correspondente. |
Estudante: como proceder para me inscrever no Moodle UnA-SUS/UFSCTodos os estudantes regularmente matriculados via CAPG (Sistema Acadêmico da Pós-Graduação) no período corrente são automaticamente inscritos no Moodle. Mas é necessário que seus dados cadastrados no CAPG estejam corretos, em particular o endereço eletrônico (email) que é obrigatório. Em caso de dúvidas sobre seus dados cadastrais, por favor consulte o CAPG ou procure a coordenadoria de seu curso. |
Professor: como altero meu endereço eletrônico (email)Os endereços eletrônicos dos professores no Moodle UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAGR (Sistema de Controle Acadêmico da Graduação), CAPG (Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação) ou ADRH (Sistema de Administração de Recursos Humanos), conforme o caso. Assim, a sua atualização precisa ser feita diretamente num destes sistemas, sendo que a alteração efetiva no Moodle UFSC ocorrerá na próxima sincronização de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG.
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Professor: como faço para copiar material de outra instalação do Moodle para o Moodle UnA-SUS/UFSCO Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de Administração do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle UnA-SUS/UFSC. |
Professor: como faço para copiar o conteúdo de uma turma do semestre passadoVeja tutorial sobre como copiar contéudo de uma turma para outra. |
Professor: como obtenho acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSCTodos os professores são automaticamente cadastrados no Moodle UnA-SUS/UFSC desde que seus dados cadastrais estejam corretos no CAGR ou CAPG, conforme o caso, em particular o endereço de email que é obrigatório. Em caso de dúvida, por favor dirija-se à secretaria de seu departamento para confirmar a correção de seus dados no CAGR, ou à secretaria de seu curso de pós-graduação para o caso do CAPG. |
Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAGRAo término do período letivo, as notas finais dos estudantes registradas no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostas para o CAGR. Para isto, as notas finais devem atender ao exposto na Resolução 017/CUN/97, ou seja, "graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco)". Há um tutorial "Agregando notas de provas e trabalhos" que mostra como atender esta resolução ao atribuir notas aos estudantes no Moodle UFSC. |
Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAPGAo término do período letivo, os conceitos finais dos estudantes registrados no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostos para o CAPG. Para isto, os conceitos finais devem atender ao exposto na Resolução 010/CUN/97. Há um tutorial "Configurando conceitos para a pós-graduação" que mostra como atender esta resolução ao atribuir conceitos aos estudantes de pós-graduação no Moodle UFSC. |
Professor: como posso enviar email (comunicado) aos estudantesEm cada turma o Moodle disponibiliza automaticamente um "Fórum de Notícias" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. Este fórum está disponível no topo da sessão central da página de cada turma. Seguem algumas informações sobre este fórum:
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Professor: como posso saber quais as permissões que um usuário tem no Moodle UnA-SUS/UFSCO Moodle possui todo um mecanismo que controla o que um usuário pode ou não pode fazer. Este controle baseia-se na atribuição de papéis. Assim, cada usuário pode fazer aquilo que lhe é permitido em função de seus papéis no ambiente. Uma visão geral sobre este mecanismo é descrito no texto: "Sistemas de Permissões e Resolução de Conflitos do Moodle 1.9". |
Professor: não consigo editar o conteúdo de minha turma. O que façoUma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador MS Internet Explorer, o qual tem apresentado incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Esta versão não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox.
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Geral: como fazer para um estudante poder abrir e responder tópicos nos fórunsOs estudantes em geral têm permissão para criar tópicos nos fóruns, assim como para postar respostas, a exceção do 'Fórum de Notícias' o qual, em função de suas características, não permite tais operações a estudantes. Discussão simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso. Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem. Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema. Fórum Perguntas e Respostas - neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder as mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente. |
Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao MoodleQuando um usuário (professor, estudante, etc.) é cadastrado no Moodle, lhe é atribuída uma senha inicial aleatória. Esta senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais da UFSC como o CAGR e o CAPG. Acesse, então, seu provedor de email e localize esta mensagem de confirmação de alteração de senha. No corpo dessa mensagem clique sobre o texto da URL de confirmação (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado iniciando por "https://"), fato que resultará no envio de nova mensagem (email) contendo sua nova senha de acesso. Com ela você poderá entrar no Moodle e alterá-la para outra de sua preferência, se desejar, acessando seu perfil no Moodle.
Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" por seu provedor de email. Havendo demora no recebimento, verifique se as mensagens não estão em alguma pasta correspondete a isto. Se mesmo assim não localizares estas mensagens, entre em contato com a coordenação de seu curso ou departamento e verifique se seu endereço de email está corretamente cadastrado. Como este procedimento de obtenção de senha é totalmente automático (gerenciado pelo Moodle), ele deve funcionar sempre. Havendo alguma falha, sugerimos que você descarte qualquer mensagem até então recebida e repitas o procedimento desde seu início. |
Geral: como ver quais as permissões de cada papelApós identificar-se, procure a caixa intitulada "Administração do site" e clique no item "Relatórios". Há, ali, uma opção denominada "Permissões dos papéis" que dá acesso a um formulário no qual podem ser selecionados 1 ou mais papéis sobre os quais se deseja ver (comparativamente) as permissões. |
Geral: já obtive minha senha, mas ela não funciona. O que fazerSeguindo os passos descritos na pergunta "Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC", o Moodle lhe enviará por email sua nova senha. Como é o próprio sistema Moodle que gera a senha, é pouco provável que ela não funcione. Em geral esta falha ocorre numa das seguintes situações:
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Geral: não consigo salvar meu perfil (cidade, foto, etc.). Qual o problemaAo alterar seu perfil, observe que há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre que procura descrevê-lo). Caso contrário, as alterações não serão salvas. |
Geral: sobre a forma de autenticação centralizada da UFSCAo longo de 2013 a SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) buscou consolidar um processo centralizado de autenticação de usuários (STAs, professores, estudantes e outras pessoas da comunidade acadêmica) com vistas a convergir para uma forma única de acesso aos sistemas computacionais por ela mantidos. A maioria dos novos sistemas computacionais desenvolvidos pela SeTIC já utiliza esta autenticação centralizada, baseada na tecnologia de "single sign-on" (SSO). Na prática isto significa que uma vez autenticado o usuário pode entrar em diferentes sistemas (CAGR, CAPG e outros) sem a necessidade de uma nova autenticação. O uso desta tecnologia possibilita o uso de uma senha única para os diferentes serviços, assim como oferece diferentes alternativas de código de identificação a exemplo de matrícula, email, cpf, idufsc, etc.
Caso você esteja tendo problemas com seu cadastro ou acesso:
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