domingo, 23 Fev 2020, 01:08
Site: Moodle (V2) UNA-SUS/UFSC
Curso: Moodle (V2) UNA-SUS/UFSC (UNA-SUS (V2))
Glossário: Perguntas Frequentes
PERGUNTAS FREQUENTES DOS ESTUDANTES

Estudante: como altero meu endereço eletrônico (email)

Os endereços eletrônicos dos estudantes no Moodle UnA-SUS/UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAPG (sistema de controle acadêmico da pós-graduação). Assim, para alterá-los no Moodle UnA-SUS/UFSC, é necessário alterá-lo no sistema acadêmico.

A alteração efetiva dos dados no Moodle UnA-SUS/UFSC será realizada na próxima sincronização de dados do Moodle UnA-SUS/UFSC com os sistemas acadêmicos.

Os estudantes podem alterar seu endereço eletrônico (email) via web em:

Em caso de dúvida, sugerimos contactar a coordenação do curso correspondente.

Estudante: como proceder para me inscrever no Moodle UnA-SUS/UFSC

Todos os estudantes regularmente matriculados via CAPG (Sistema Acadêmico da Pós-Graduação) no período corrente são automaticamente inscritos no Moodle. Mas é necessário que seus dados cadastrados no CAPG estejam corretos, em particular o endereço eletrônico (email) que é obrigatório. Em caso de dúvidas sobre seus dados cadastrais, por favor consulte o CAPG ou procure a coordenadoria de seu curso.

O "Nome de Usuário" para acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC é seu número de matrícula na UFSC. A senha de acesso é específica para acesso ao Moodle, ou seja, não é a mesma utilizada para acesso ao CAPG. Para obter ou alterar a senha de acesso, por favor veja a pergunta "Geral: como obtenho minha senha de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC?".

PERGUNTAS FREQUENTES DOS PROFESSORES

Professor: como altero meu endereço eletrônico (email)

Os endereços eletrônicos dos professores no Moodle UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAGR (Sistema de Controle Acadêmico da Graduação), CAPG (Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação) ou ADRH (Sistema de Administração de Recursos Humanos), conforme o caso. Assim, a sua atualização precisa ser feita diretamente num destes sistemas, sendo que a alteração efetiva no Moodle UFSC ocorrerá na próxima sincronização de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG.

Segue abaixo orientações para alteração de email em função da relação do professor com a UFSC:

  • professores de ensino superior do quadro efetivo da UFSC (incluindo os temporários): os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos respectivos departamentos;
  • professores externos (especiais) que atuem na graduação: os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos respectivos departamentos;
  • professores dos colégios (aplicação, agrícolas, etc.) que atuem na graduação: os dados são sempre buscados no CAGR, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas diretamente na secretaria dos departamentos;
  • professores dos colégios (aplicação, agrícolas, etc.) que atuem na pós-graduação: os dados são obtidos do ADRH, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas no setor de Recursos Humanos no andar térreo do prédio da Reitoria;
  • professores externos à UFSC que atuem na pós-graduação: os dados são obtidos do CAPG, sendo que as alterações de endereço eletrônico devem ser feitas na coordenadoria do respectivo programa de pós-graduação.

Professor: como faço para copiar material de outra instalação do Moodle para o Moodle UnA-SUS/UFSC

O Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de Administração do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle UnA-SUS/UFSC.

Professor: como faço para copiar o conteúdo de uma turma do semestre passado

Veja tutorial sobre como copiar contéudo de uma turma para outra.

Professor: como obtenho acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC

Todos os professores são automaticamente cadastrados no Moodle UnA-SUS/UFSC desde que seus dados cadastrais estejam corretos no CAGR ou CAPG, conforme o caso, em particular o endereço de email que é obrigatório. Em caso de dúvida, por favor dirija-se à secretaria de seu departamento para confirmar a correção de seus dados no CAGR, ou à secretaria de seu curso de pós-graduação para o caso do CAPG.

O "Identificador de Usuário" para acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC é seu número de CPF . Para obter ou alterar a senha de acesso, por favor veja a pergunta "Geral: como obtenho minha senha de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC".

Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAGR

Ao término do período letivo, as notas finais dos estudantes registradas no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostas para o CAGR. Para isto, as notas finais devem atender ao exposto na Resolução 017/CUN/97, ou seja, "graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco)". Há um tutorial "Agregando notas de provas e trabalhos" que mostra como atender esta resolução ao atribuir notas aos estudantes no Moodle UFSC.

Após transposição das notas finais para o CAGR, o próprio professor (caso tenha senha de acesso) ou o secretário do departamento correspondente pode imprimir a lista de aproveitamento diretamente no CAGR já com as notas impressas e pronta para ser assinada pelo professor. Busque orientações sobre isto na secretaria de seu departamento.

Para transpor as notas do Moodle UFSC para o CAGR, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAGR. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez durante o período de digitação de notas registrado no CAGR.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma afiliada propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe caso não haja conteúdo nem notas registradas na turma afiliada. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, as notas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Procure em seguida a secretaria de seu departamento para emitir a lista de aproveitamento e assiná-la.

Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAPG

Ao término do período letivo, os conceitos finais dos estudantes registrados no Moodle UnA-SUS/UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostos para o CAPG. Para isto, os conceitos finais devem atender ao exposto na Resolução 010/CUN/97. Há um tutorial "Configurando conceitos para a pós-graduação" que mostra como atender esta resolução ao atribuir conceitos aos estudantes de pós-graduação no Moodle UFSC.

Para transpor os conceitos do Moodle UnA-SUS/UFSC para o CAPG, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAPG. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe caso não haja conteúdo nem notas registradas na turma. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, elas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Professor: como posso enviar email (comunicado) aos estudantes

Em cada turma o Moodle disponibiliza automaticamente um "Fórum de Notícias" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. Este fórum está disponível no topo da sessão central da página de cada turma. Seguem algumas informações sobre este fórum:

  • a configuração padrão deste fórum força todos os inscritos na turma a estarem subscritos no fórum, ou seja, que todos receberão via email as postagem neste fórum (a exceção são aqueles usuários que explicitamente optaram em seu perfil por não receber mensagens via email);
  • por padrão apenas os professores e estagiários de docência podem postar notícias neste fórum;
  • o mecanismo de grupos (visíveis e separados) está disponível neste fórum, fato que possibilita o encaminhamento de notícias a grupos específicos;
  • as notícias ficam publicadas no fórum podendo ser lidas/consultadas pelos inscritos em qualquer instante;
  • ao postar uma notícia há uma opção para enviar o email "agora". Se não for feita tal opção a mensagem demora cerca de 30 minutos para ser distribuída pois este é um tempo dado ao anunciante para alterar a notícia antes dela ser efetivamente distribuída.

Professor: como posso saber quais as permissões que um usuário tem no Moodle UnA-SUS/UFSC

O Moodle possui todo um mecanismo que controla o que um usuário pode ou não pode fazer. Este controle baseia-se na atribuição de papéis. Assim, cada usuário pode fazer aquilo que lhe é permitido em função de seus papéis no ambiente. Uma visão geral sobre este mecanismo é descrito no texto: "Sistemas de Permissões e Resolução de Conflitos do Moodle 1.9".

No caso do Moodle UFSC, as permissões específicas de cada papel podem ser visualizadas no relatório de "Permissões dos papéis" disponível na caixa de "Administração do site" da área do usuário (Meu Moodle).

Professor: não consigo editar o conteúdo de minha turma. O que faço

Uma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador MS Internet Explorer, o qual tem apresentado incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Esta versão não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox.

Com certa frequência, isto também ocorre quando se cola textos copiados do MS-Word. Nesta operação, o MS-Windows inclui caracteres espúrios no texto, os quais geram incompatibilidades com recursos avançados do Moodle. Duas formas de resolver esta questão são:

  • desativar o uso de recursos avançados (AJAX and Javascript) no seu perfil;
  • limpar os caracteres espúrios adicionados pela operação de cópia e cola de texto do MS-Word.
PERGUNTAS FREQUENTES GERAIS

Geral: como fazer para um estudante poder abrir e responder tópicos nos fóruns

Os estudantes em geral têm permissão para criar tópicos nos fóruns, assim como para postar respostas, a exceção do 'Fórum de Notícias' o qual, em função de suas características, não permite tais operações a estudantes.

Os tipos de fóruns disponíveis no Moodle são:

Discussão simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.

Fórum Perguntas e Respostas - neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder as mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.

Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle

Quando um usuário (professor, estudante, etc.) é cadastrado no Moodle, lhe é atribuída uma senha inicial aleatória. Esta senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais da UFSC como o CAGR e o CAPG.

Para obter a primeira ou uma nova senha de acesso ao Moodle, proceda como se você a tivesse esquecido, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle UnA-SUS/UFSC, clicando em "Obter nova senha". Na tela que aparece, preencha sua identificação de usuário (nº de matrícula para os estudantes e cpf para os demais casos) e clique no botão "Buscar". Feito isto, o próprio Moodle lhe enviará automaticamente uma mensagem (email) de confirmação de obtenção de senha. Esse passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a senha, e não outra pessoa qualquer que inadvertidamente o fez com seu nome.

Acesse, então, seu provedor de email e localize esta mensagem de confirmação de alteração de senha. No corpo dessa mensagem clique sobre o texto da URL de confirmação (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado iniciando por "https://"), fato que resultará no envio de nova mensagem (email) contendo sua nova senha de acesso. Com ela você poderá entrar no Moodle e alterá-la para outra de sua preferência, se desejar, acessando seu perfil no Moodle.

Note que em alguns provedores (a exemplo do TERRA - terra.com.br) ao clicar na URL citada acima pode aparecer uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválida. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

O recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:

  • sobrecarga na rede;
  • sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
  • rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.

Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" por seu provedor de email. Havendo demora no recebimento, verifique se as mensagens não estão em alguma pasta correspondete a isto.

Se mesmo assim não localizares estas mensagens, entre em contato com a coordenação de seu curso ou departamento e verifique se seu endereço de email está corretamente cadastrado.

Como este procedimento de obtenção de senha é totalmente automático (gerenciado pelo Moodle), ele deve funcionar sempre. Havendo alguma falha, sugerimos que você descarte qualquer mensagem até então recebida e repitas o procedimento desde seu início.

Geral: como ver quais as permissões de cada papel

Após identificar-se, procure a caixa intitulada "Administração do site" e clique no item "Relatórios". Há, ali, uma opção denominada "Permissões dos papéis" que dá acesso a um formulário no qual podem ser selecionados 1 ou mais papéis sobre os quais se deseja ver (comparativamente) as permissões.

Detalhes sobre a legenda e sobre o sistema de permissões de papéis do Moodle podem ser vistos na seção de "Tutoriais e Textos" da tela inicial do Moodle UnA-SUS/UFSC.

Geral: já obtive minha senha, mas ela não funciona. O que fazer

Seguindo os passos descritos na pergunta "Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC", o Moodle lhe enviará por email sua nova senha. Como é o próprio sistema Moodle que gera a senha, é pouco provável que ela não funcione. Em geral esta falha ocorre numa das seguintes situações:

  • não foi observada a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • está acionada a tecla de trava-maiúsculas (caps lock) que resulta na digitação exclusiva de letras maiúsculas;
  • faltou digitar algum caractere especial do tipo: ponto (.), ponto e vírgula (;), dois pontos (:), etc;
  • confusão visual entre o número "um" (1) e a letra "ele" minúscula (l), ou entre o número "zero" (0) e a letra "o" maiúscula (O).

Geral: não consigo salvar meu perfil (cidade, foto, etc.). Qual o problema

Ao alterar seu perfil, observe que há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre que procura descrevê-lo). Caso contrário, as alterações não serão salvas.

Geral: sobre a forma de autenticação centralizada da UFSC

Ao longo de 2013 a SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) buscou consolidar um processo centralizado de autenticação de usuários (STAs, professores, estudantes e outras pessoas da comunidade acadêmica) com vistas a convergir para uma forma única de acesso aos sistemas computacionais por ela mantidos. A maioria dos novos sistemas computacionais desenvolvidos pela SeTIC já utiliza esta autenticação centralizada, baseada na tecnologia de "single sign-on" (SSO). Na prática isto significa que uma vez autenticado o usuário pode entrar em diferentes sistemas (CAGR, CAPG e outros) sem a necessidade de uma nova autenticação. O uso desta tecnologia possibilita o uso de uma senha única para os diferentes serviços, assim como oferece diferentes alternativas de código de identificação a exemplo de matrícula, email, cpf, idufsc, etc.

Seguindo essa linha, desde 18/agosto/2014 o Moodle (V2) UnA-SUS/UFSC (https://unasus2.moodle.ufsc.br) está integrado ao serviço de autenticação centralizada da UFSC. Assim como no caso de outros sistemas, não há impacto significativo sobre o uso do ambiente, sendo alteradas apenas a forma de autenticação e a origem dos dados necessários para registro do Moodle (nome e email), os quais deixam de ser buscados nos registros acadêmicos e funcionais e passam a ser buscados diretamente do Cadastro Centralizado de Pessoas da UFSC. Assim, sugerimos que os usuários consultem este cadastro centralizado e confiram seus dados, em particular o endereço eletrônico (email) preferencial pois é este o valor que será trazido para o Moodle.

Abaixo estão alguns endereços úteis para:

Caso você esteja tendo problemas com seu cadastro ou acesso:
  • Se você é um aluno e/ou fez o AutoCadastro, você deve entrar em contato com a coordenação do seu curso para confirmar seu cadastro e e-mail;
  • Se você for um servidor da UFSC, entre em contato com o DAP (Departamento de Administração de Pessoal) da SEGESP para confirmar o seu e-mail;