Módulo 7: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: Parto e Nascimento
Unidade 5: Sistematização da Assistência de Enfermagem

Processo, planejamento e diagnóstico de enfermagem

Sistematização

O Processo de Enfermagem é um método de identificação e solução de problemas (HOCKENBERRY, 2006). De modo sistematizado, ele é utilizado para avaliar o estado de saúde do cliente, diagnosticar suas necessidades de cuidado, formular um plano de cuidados, implementá-lo e avaliá-lo quanto à sua efetividade (NANDA, 2008).

Organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas e interdependentes. Tais etapas incluem coleta de dados de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação. As informações que são fornecidas possibilitam a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem com embasamento científico.

Acompanhe na animação a seguir maiores detalhes sobre estas etapas:

De acordo com Hockenberry (2006), nesse momento, o enfermeiro organiza ou compila os dados coletados em categorias para identificar as áreas de importância e toma uma das seguintes decisões:

• Nenhum problema de saúde relacionado a alguma disfunção é evidente: nenhuma intervenção é indicada.
• Há risco de problemas de saúde relacionados a alguma disfunção: são necessárias intervenções para facilitar a promoção da saúde.
• Reais problemas de saúde relacionados a alguma disfunção são evidentes: são necessárias intervenções para facilitar a promoção da saúde.

Nesse sentido, você percebe que tanto os temas de avaliação materno-fetal e neonatal e - intercorrências obstétricas e neonatais encontram-se diretamente relacionadas a esta etapa do processo, uma vez que fornecem subsídios para que você identifique os dados coletados, os categorize e consiga, a partir daí, tomar decisões para qualificar o cuidado prestado à mulher e à criança no trabalho de parto, parto e nascimento. Ou seja, é a partir desse momento, que se torna possível o planejamento de intervenções que objetivam o alcance de resultados esperados.

Esta etapa abrange a nomenclatura de conjuntos e sinais/sintomas que é obtida com o histórico da gestante/parturiente e do recém-nascido.