Objetivos
O Diagnóstico da Realidade
Uma vez traçados os objetivos, vamos seguir em frente. Para tanto, precisamos lembrar que um projeto de intervenção na prática profissional é um processo sistemático para a produção de conhecimento, a partir do diagnóstico situacional da realidade. Consiste no desenvolvimento de uma proposta de intervenção na prática, para a concretização de um caminhar teórico-prático, com vistas à transformação da realidade assistencial em saúde.
Para isso, é fundamental você reconhecer a realidade do cotidiano profissional em relação ao tema e a problemática que quer enfrentar e superar.
Trata-se da elaboração de um diagnóstico minucioso e detalhado, subsidiado por sua experiência e pela experiência de seus pares, pelo registro em documentos dos serviços, como atas, protocolos institucionais, ou de amparo legal como Portarias, Normas ou levantamentos obtidos nos sistemas de registros oficiais, como índices epidemiológicos, entre outros, relacionados diretamente ao seu tema e problemática.
Enfim, você precisa levantar o que existe e como é desenvolvido o trabalho em sua realidade profissional, em relação ao tema/problema identificado, e que necessita ser objeto de reflexão e mudança.
Trata-se de demarcar o ponto de partida tal como se encontra! Partindo do ponto do seu reconhecimento da realidade.
Fundamentação teórica
Como você está percebendo, a possibilidade de realizar mudanças no local de trabalho requer reflexões sobre a prática, visando identificar pontos vulneráveis ou perceber potencialidades que contribuam para uma melhor qualidade da assistência, promovendo, concomitantemente, uma renovação do pensar e do fazer.
Estaremos exercitando a ação-reflexão-ação proposta por Paulo Freire, em sua pedagogia da problematização, conforme o apresentado no módulo Processo Educativo em Saúde.
Para tanto, é chegado o momento de ampliar a visão que se tem da realidade levantada. É preciso ir além do senso comum, da prática habitual, e vislumbrar possibilidades concretas de avançar em direção a uma nova realidade. Para isso, o novo conhecimento aportado pelo referencial teórico das Redes de Atenção à Saúde, correspondentes à sua área de opção temática, constitui-se em uma oportunidade de transformar este suporte teórico em novo aporte para sua prática profissional, fazendo as conexões entre a prática antiga, a teoria e a nova prática!
Em síntese, para elaboração do referencial teórico/teorização você precisa:
- Explicitar quais são as crenças e valores que orientam suas ações;
- Apresentar os conceitos que fazem parte do seu projeto e como você os compreende.
Para isso, faça uma redação clara, coerente e lógica de suas ideias principais, informando os autores (citação) em que se apoiou, quando for o caso.
 |
Palavra do Profissional |
Com a teorização, você estará respondendo à pergunta: com que fundamentação teórica vou embasar meu projeto de intervenção na prática profissional?
Plano de ação ou aplicação na realidade
Consiste na construção de alternativas e estratégias viáveis e imprescindíveis para se alcançar o ponto de chegada, ou seja, superar a antiga realidade e ir em direção à nova! Para isso você precisa encontrar as respostas para: De que maneira vou fazer? Como e quando fazer? Onde fazer? Com quem fazer?
Acompanhe a seguir mais detalhes sobre este processo.
De que maneira vou fazer?
Na construção do seu projeto de intervenção na prática profissional, você precisa escolher como vai implementá-lo e quais estratégias vai utilizar em sua operacionalização. Para fazer essa escolha, comece buscando conhecer o que já tem sido feito ou proposto com relação ao seu tema, em diferentes contextos.
- Rever o conhecimento produzido ajuda a delinear as estratégias, escolher um modo de ação e reconhecer pontos fortes e proposições de outras experiências já realizadas. Ou seja, você não precisa partir do zero;
- Faça uma busca para atualizar conhecimentos, instigar dúvidas, conhecer controvérsias, encontrar novas metodologias, apoiar pontos de decisão na sua proposta a fim de orientar e reorientar o seu projeto, a partir dos novos conhecimentos;
- Mas que tipo de informações buscar para a construção de um projeto de intervenção na prática profissional?
- Busque prioritariamente resultados de outras experiências acerca do tema; pressupostos teóricos das Redes de Atenção à Saúde (RAS) que sejam correspondentes à sua opção temática; diferentes metodologias utilizadas; e opiniões e pontos de vista dos outros autores que realizaram experiências similares.
No projeto de intervenção na prática profissional, essa revisão tem como principal função criar uma base de conhecimento para o desenvolvimento de sua prática.
Depois que você reconheceu o estado da arte e identificou diferentes modos ou maneiras de intervir no problema identificado, você precisa decidir como vai fazer.
Como e quando fazer?
Agora é preciso definir como será desenvolvido seu projeto de intervenção na prática profissional. Esse é um momento importante, pois aqui você precisa dizer como vai superar o problema identificado e atingir os objetivos a que se propôs.
Para isso, descreva qual ou quais as atividades (reunião, visita, entrevista, discussão em grupo, consulta, dentre outros) serão implementadas, como e com que recursos, bem como a frequência de sua realização (diária, semanal, mensal, dentre outros).
Na descrição das atividades propostas é importante que você faça detalhadamente, indicando os passos que serão seguidos. O detalhamento é importante para guiar suas ações durante a implementação do seu projeto, bem como para a organização prévia dos recursos necessários para sua realização.
Se for uma reunião de grupo, por exemplo, esclareça onde será realizada, quem participará e quem a coordenará. Informe também os recursos necessários, tais como mesas e cadeiras, material educativo, equipamentos de áudio e imagem, dentre outros. Além disso, informe como será desenvolvida a reunião (recepção dos participantes, condução e fechamento do encontro) e quanto tempo está previsto para sua realização.
Lembre-se que o caminho que você selecionar deverá convergir para o referencial teórico proposto, seus conceitos e crenças. Por exemplo, se você acredita na participação e no envolvimento dos participantes para atingir seu objetivo, inclua estratégias que favoreçam tal participação.
Onde fazer?
O local de seu estudo será o seu próprio local de trabalho, pois esta é uma condição desse processo. Entretanto, faz-se necessário que você informe algumas características importantes para a compreensão das condições de operacionalização de seu projeto, tais como funcionamento e organização do serviço, ou, pelo menos, da área de sua intervenção, informando como ocorre o processo de trabalho. Essas informações devem ajudar a compreender o cenário em que se insere o problema identificado e que você se propõe a transformar.
Com quem fazer?
Você precisa informar quem serão as pessoas envolvidas no seu projeto de intervenção na prática profissional, ou seja, quais os participantes. Indique o número previsto e informe também como os participantes serão convidados, e como pretende fazer este convite.
Cronograma
Exposição das atividades e o período em que elas ocorrerão. Relembre o que viu no módulo Metodologia do Trabalho Científico. Lá, detalhamos o formato do cronograma.
Referências
Nessa seção informe todas as referências que você utilizou para elaborar sua proposta, ou seja, as citações que fez no texto. Utilize para isso as normas da ABNT (NBR 6023, Ago 2002) – “Informação e documentação – referências – elaboração” e NBR 10520 (Ago 2002) – “Informações e documentação – citações em documentos – apresentação”.
Para essa tarefa você pode utilizar o serviço online de apoio aos usuários da Biblioteca Universitária da UFSC.
 |
Saiba Mais |
Para maiores esclarecimentos utilize os tutoriais disponíveis. Lembre que todas as citações utilizadas no corpo do seu trabalho deverão ser listadas.
Clique
aqui e confira.
Acompanhe na animação a seguir o item final deste tema.
Neste espaço você construiu seu projeto de intervenção na prática profissional de forma orientada, contextualizando e problematizando sua realidade de trabalho, com vistas à transformação viável e efetiva desta realidade, à luz do referencial teórico das RAS, de acordo com sua opção temática.