A educação a distância tem se expandido em todo o mundo nos últimos anos. E há um bom motivo para isso: os sistemas escolares tradicionais já não dão conta de todas as necessidades educacionais.
Essa modalidade de ensino facilita o acesso às oportunidades educacionais, emprega teorias inovadoras de ensino e aprendizagem, oferece materiais didáticos estimulantes, leva em consideração as necessidades dos alunos, é mais econômica e não tem limite para o número de alunos atendidos, ou seja, a EaD amplia o acesso ao conhecimento. Por tudo isso, a EaD tornou-se uma grande aliada de estudantes e educadores.
A flexibilidade acima destacada dá-se principalmente pelo fato de que, na EaD, diferentes recursos interativos propiciam novas formas de comunicação entre os atores, especialmente entre o aluno e o professor e os tutores. Essas diferentes possibilidades de interação são destacadas por diferentes autores ao apontar as principais características da modalidade:
separação física entre professor-tutor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;
utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor-tutor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos; e
possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização (KEEGAN, 1996; PETERS, 1971).
Essas características implicam que a instituição que pretende oferecer cursos nessa modalidade disponha de uma equipe multiprofissional e multidisciplinar para o planejamento, a produção dos materiais e o acompanhamento dos alunos. Nesse processo, os agentes envolvidos são os:
especialistas nos conteúdos do módulo ou curso em questão;
especialistas na produção de materiais didáticos: tecnólogos em educação, editores, designers instrucionais e gráficos, especialistas em comunicação e meios técnicos; e
responsáveis pela orientação da aprendizagem concreta dos alunos: planificam e coordenam as diversas ações docentes e estabelecem o nível de exigência das atividades de aprendizagem necessárias para atingir o grau de acerto previsto. Tutores, assessores, conselheiros e animadores motivam a aprendizagem, esclarecem e resolvem as dúvidas e os problemas surgidos no estudo e, em certos casos, avaliam a aprendizagem.
Leitura complementar:
Para complementar sua leitura, clique aqui e acesse o livro Tempo, espaço e sujeitos da educação a distância.
Aproveite e leia também o Trabalho conjunto entre UFSC e UNA-SUS: inovação no desenvolvimento do curso de especialização em Saúde da Família clicando aqui.
Coelho, Reibnitz, Vieira, Moraes, Goulart, Lindner