Introdução ao Curso

Estudar e aprender em um curso a distância

Créditos

páginas:

Processo ensino-aprendizagem

Ao analisarmos esse pensamento de Freire, percebemos que só existe educação se dois ou mais indivíduos estiverem interagindo e colaborando entre si, transformando o mundo, ou seja, para que a aprendizagem significativa aconteça, é fundamental construir um ambiente colaborativo no qual todos (e cada um) se posicionem como aprendizes e, ao mesmo tempo, estejam dispostos a trocar e ensinar.

Dessa forma, na EaD, acontece um processo de apropriação tecnológica em que, através da internet, se permite a construção de ambientes colaborativos de aprendizagem, os chamados Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs).

Para entender esse processo de EaD pela internet, precisamos ter a clareza do conceito de aprendizagem. Acompanhe a explicação a seguir.

A palavra “aprendizagem” origina-se do latim apprehendere e designa a ação de aprender, tomar conhecimento. A aprendizagem está mais centrada na figura do aluno, que é o sujeito da construção de seu conhecimento (CUNHA apud TORRES, 2004).

Então, aprender também é responsabilidade do aluno. Para que a aprendizagem aconteça de modo efetivo, é preciso que ele tenha contato com o novo conhecimento, reconheça-o e explore-o. Isso acontece internamente, mas também depende de estímulos externos.

A aprendizagem significativa implica mudança, pois os novos conhecimentos e as novas habilidades que conquistamos nos levam a ver o mundo com novos olhos e a adotar novos comportamentos.

Aprender a distância vai exigir de você um esforço contínuo para as conquistas de competências que se traduzem em habilidades e qualidades e que, quando articuladas, tornam-se fundamentais para o seu desenvolvimento profissional.

Além de investir no desenvolvimento dessas habilidades e qualidades, Willis (1993) aponta alguns desafios que precisam ser encarados e vencidos pelos alunos a distância. Veja-os a seguir.

Coelho, Reibnitz, Vieira, Moraes, Goulart, Lindner

Tópico 1 - páginas: