Introdução ao Curso

Estrutura do curso

Créditos

páginas:

Eixos integradores

Coerente com a proposta pedagógica apresentada, o Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica foi dividido em três grandes eixos integradores:

Eixo 1: Reconhecimento da Realidade

Eixo 2: O Trabalho na Atenção Básica

Eixo 3: A Assistência na Atenção Básica

Os eixos estão constituídos por módulos de aprendizagem que trazem em seu bojo os conteúdos integrados necessários para que você conquiste cada uma das etapas necessárias à sua formação como especialista em Saúde da Família.

Articulando os três eixos, temos um módulo transversal que abordará a sistematização da metodologia de pesquisa para dar suporte à sustentação de um portfólio que irá culminar com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Este módulo desenvolver-se-á transversalmente ao curso, durante três etapas, ao final de cada um dos eixos, possibilitando uma construção progressiva de um projeto de intervenção articulado aos conteúdos estudados.

5.1 Eixo 1: Reconhecimento da Realidade

Tem como objetivo principal oferecer informações e desenvolver as competências necessárias para que você, ao final do eixo, fundamentado teoricamente, seja capaz de reconhecer sua realidade: a comunidade, a unidade básica de saúde, a equipe de trabalho e os sistemas de coleta de informações que estão disponíveis.

Assim, associando a sua experiência com os conhecimentos conquistados ao longo do eixo, você desenvolverá um diagnóstico situacional de seu ambiente de trabalho.

Para tanto, o Eixo 1 está organizado em três módulos sequenciais, perfazendo um total de 90 horas. Clique nas abas abaixo para poder visualizar o texto.

Introdução ao Curso (30h)
Apresenta a proposta do curso, enfatiza a proposta pedagógica da metodologia problematizadora como estratégia para educação no trabalho, provoca reflexão crítica sobre o ensino a distância e possibilita o desenvolvimento de habilidades no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.
Saúde e Sociedade (30h)
Aborda os diferentes modelos conceituais em saúde e a organização da sociedade e sua influência no processo saúde-doença, desenvolve processo reflexivo sobre as políticas de saúde numa perspectiva histórica, em especial, o SUS. Apresenta elementos conceituais e operacionais da APS e da Estratégia Saúde da Família como opção política.
Epidemiologia (30h)
Apresenta as questões conceituais e sistematiza as ferramentas estruturais da epidemiologia e sua aplicabilidade, provocando uma análise crítica da sua realidade.

 

Com o desenvolvimento desses módulos, ao final do eixo, você terá construído o alicerce fundamental para realizar o diagnóstico da sua realidade, envolvendo os processos de gestão e de cuidado, cujas informações serão relevantes para a construção do momento inicial do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

5.2 Eixo 2: O trabalho na Atenção Básica

Tem como objetivo apresentar a organização e a gestão local em saúde, discutindo a organização dos sistemas locais de saúde, a gestão em saúde no cotidiano das unidades básicas e o controle social e as ações intersetoriais no sistema local de saúde.

Será o momento de discutir práticas de apoio à gestão e decisões sob sua responsabilidade no exercício de suas atividades, compreender os aspectos teóricos que dão embasamento a um planejamento estratégico participativo, conhecer instrumentos do planejamento local e participativo para organizar o processo de trabalho da unidade de saúde e refletir sobre o processo de trabalho das equipes de saúde na Atenção Básica.

Para tanto, o Eixo 2 está organizado em três módulos sequenciais, perfazendo um total de 90 horas. Clique nas abas abaixo para poder visualizar o texto.

Planejamento na Atenção Básica (30h)
Evolução histórica do conceito de planejamento; importância do planejamento na Atenção Básica; pensamento estratégico e planejamento estratégico situacional; momento explicativo; momento normativo; momento estratégico; e momento tático-operacional.
Gestão e Avaliação na Atenção Básica (30h)
Organização e gestão dos serviços de saúde; gestão do sistema de saúde; abordagens e usos de avaliação como instrumento de apoio ao processo decisório.
Processo de Trabalho na Atenção Básica (30h)
Reflexos da concepção ampliada de saúde no processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família e do NASF; trabalho multiprofissional na Atenção Básica em saúde; princípios, diretrizes e ferramentas norteadoras do processo de trabalho na Atenção Básica em saúde; e ferramentas tecnológicas da atuação do NASF na Estratégia Saúde da Família.

5.3 Eixo 3: A assistência na Atenção Básica

Tem como objetivo instrumentalizar os alunos para que sejam capazes de atuar estrategicamente e colaborativamente na assistência integral à saúde.

Este eixo contempla a maior concentração de carga horária, pois ele irá abordar algumas questões importantes para o desenvolvimento das ações de cuidado dos especialistas em Saúde da Família.

Coelho, Reibnitz, Vieira, Moraes, Goulart, Lindner

Tópico 1 - páginas: