Epidemiologia

Indicadores de Saúde

Créditos

páginas:

Indicadores de Saúde: Tipos e Aplicações

Os indicadores de saúde são frequências relativas compostas por um numerador e um denominador que fornecem informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões relacionados às condições de vida da população e ao desempenho do sistema de saúde (MEDRONHO, 2005; PEREIRA, 1995).

Os indicadores são diferentes de índices, pois incluem apenas um aspecto, como a mortalidade. Já o índice expressa situações com múltiplas dimensões, incorporando numa única medida diferentes indicadores. Um índice muito comum na área da Saúde Pública é o de Desenvolvimento Humano (IDH). Para ler mais, acesse o endereço: ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Índice de Desenvolvimento Humano. Genebra, 2009. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/idh>. Acesso em: 14 mar. 2010.

A qualidade dos indicadores de saúde vai depender da sua validade (capacidade de medir o que se pretende); confiabilidade (reprodutibilidade), mensurabilidade, relevância e custo-efetividade.

Para que sejam efetivamente utilizados, os indicadores precisam ser organizados, atualizados, disponibilizados e comparados com outros indicadores. No planejamento local, podem estar voltados para o interesse específico da unidade de saúde que vai utilizá-los. Quem melhor define os indicadores são os profissionais de saúde, a população e os gestores diretamente envolvidos no processo de trabalho.

Toda ação em saúde parte do pressuposto de um impacto esperado em termos de melhoria das condições anteriores. Para medir esse impacto, são utilizados indicadores de saúde.

Veja o quadro 1 com exemplos de indicadores da saúde na área materno-infantil. Nesses exemplos, o indicador está mensurando o impacto esperado de uma ação que busca melhorar a saúde da população. Veja a sequência do raciocínio:

Quadro 1 – Indicadores de saúde na área materno-infantil
Fonte: Brasil, 1998.

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 1 - páginas: