Atenção Integral à Saúde da Criança

Ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde da criança

Créditos

páginas:

Problemas mais comuns no recém-nascido e lactente

Para um atendimento integral à saúde da criança, é preciso, além das ações de promoção e prevenção, resolubilidade diante dos principais agravos à saúde da criança. Para tanto, o médico da atenção básica precisa lidar com segurança com os problemas mais prevalentes da infância.

É preciso conhecer os principais sinais de alerta na avaliação da criança e saber quais condutas tomar diante das alterações.

Nesta unidade, vamos conhecer alguns dos problemas mais comuns na atenção à saúde da criança, e aprender que a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é uma ferramenta importante na avaliação dos sinais de gravidade.

Seu objetivo de estudo nesta unidade é o de conhecer os principais agravos à saúde da criança e identificar os principais fatores de risco relacionados.

Os problemas mais comuns encontrados nos recém-nascidos e nos lactentes serão abordados nesta seção de estudo:

Na Prática:

É importante saber diferenciar Refluxo Gastroesofágico (RGE) fisiológico de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE):

  • O RGE fisiológico refere-se à presença de refluxo em crianças saudáveis e que não apresentam complicações. Vômitos recorrentes estão presentes em 50% dos lactentes nos primeiros três meses, em 60 a 70% aos 4 meses e em 5 a 10% no final do primeiro ano.
  • A DRGE (refluxo patológico) inclui: dor abdominal, dor retroesternal, pirose, recusa alimentar, irritabilidade, hiperrextensão do pescoço durante as mamadas, hematêmese, anemia e baixo ganho ponderoestatural. Pode estar associado a doenças respiratórias crônicas, como asma, estridor, tosse crônica, pneumopatias recorrentes e rouquidão.

Granuloma umbilical

Souza, Döhms e Carcereri

Tópico 1 - páginas:

Versão adaptada do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família