Atenção Integral à Saúde da Criança

Experiências exitosas do trabalho interdisciplinar na atenção básica

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Criança feliz, feliz a brincar

O título escolhido para este trabalho pode ser uma das frases mais exaustivamente usadas quando se trata do assunto infância, mas, por mais que já se tenha repetido, ela não perde sua força. Isso pelo simples motivo de que criança precisa brincar. E precisa fazê-lo não só para ser feliz, mas também para aprender. Para os profissionais da UBS Vila Espanhola, “é nos jogos ou brincando que a criança aprende a conviver e conhecer e a se conhecer, saber quais são seus direitos e quais os do próximo, quais são seus deveres” (BRASIL, 2008b). Nesse sentido, a UBS Vila Espanhola, idealizou o projeto de criação de uma brinquedoteca em sua unidade de saúde

“Muitas dessas crianças não têm nenhuma regra em casa, podem tudo na hora que querem, do jeito que querem, mas, ao chegar aqui na Brinquedoteca, nós temos regras”, coloca. “E com tantas crianças assim é preciso que todas sigam e isso faz com que elas tenham responsabilidades sobre suas coisas, sobre seus brinquedos”. “Com os resultados alcançados com essa parceria entre a ESF e comunidade, é possível perceber, ao longo desses dez anos, em particular os últimos dois, uma mudança comportamental significativa entre as crianças da comunidade”. “Não podemos computar esse avanço em números, mas podemos observar o empenho das nossas primeiras crianças em dar melhores condições às novas crianças que hoje estão sob os cuidados da Brinquedoteca. Observou-se que a ocorrência de problemas graves e os índices de violência foram sendo reduzidos ao longo do percurso do projeto”.

Souza, Döhms e Carcereri

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