Módulo 1: Introdução ao Curso
Unidade 1: Contando um pouco da história

História da Enfermagem na UFSC

QualiSus e RAS

O QualiSUS-Rede fornece materialidade aos movimentos de consolidação do SUS, representados pelo pacto pela saúde, especialmente no que se refere ao aprofundamento do processo de regionalização solidária, cooperativa e qualificação das ações SUS por meio da organização de redes integradas e regionalizadas de saúde no território brasileiro.


Vamos conferir os objetivos estratégicos do Ministério da Saúde para o período de 2011-2015, clique e confira!

A política de educação profissional para SUS que está sendo implementada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), busca ultrapassar certas limitações históricas no âmbito da intervenção do Estado no campo da educação dos trabalhadores de nível médio que atuam no setor.

Essas limitações referem-se, principalmente, a uma visão técnico-instrumental da formação, muitas vezes reduzida a treinamentos ou cursos pontuais.

O desafio assumido pelo DEGES está em criar condições infraestruturais e permanentes, desenvolvendo estratégias para fortalecer a capacidade de formação própria do SUS.

Este projeto tem como propósito principal qualificar a atenção na rede integrada do SUS, na perspectiva da integralidade do cuidado, propõe o desenvolvimento deste Curso de Especialização, na modalidade a distância, nas áreas de Saúde Materna, Neonatal e do Lactente, ou Atenção Psicossocial; ou Urgência e Emergência; ou Doenças Crônicas Não Transmissíveis, voltados para enfermeiros da rede assistencial do SUS. Ao mesmo tempo, visa preparar técnica e pedagogicamente o docente que vai atuar nos cursos pós-técnicos para os técnicos em enfermagem e nos cursos de atualização para os agentes.

Caro especializando, você sabe o que são as Redes de Atenção a Saúde no SUS?
Para que e porque as mesmas foram criadas?

Redes de Atenção a Saúde no SUS – RAS
O Ministério da Saúde, na Portaria 4.279, menciona que as RAS são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

Para melhor compreensão do conceito de RAS, clique nos itens apresentados a seguir e confira a definição em cada um deles.

Adaptado de: Cristo,2011.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/03_Cinthia.pdf

Além das perguntas respondidas ao longo deste estudo, este assunto não se esgota, pois a medida que conhecemos mais sobre as Redes de Atenção em Saúde, abrimos espaço para novas reflexões.