Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 1: Dimensão educativa do cuidado de enfermagem

Articulação entre Trabalho e Educação
Saúde e Educação

Articulação entre Trabalho e Educação

Observe alguns pressupostos considerados essenciais para o seu desenvolvimento, apresentados a seguir:

  • A educação é componente inalienável da prática de enfermagem, uma vez que envolve relações entre sujeitos (cuidador-cuidado ou trabalhador-usuário; trabalhador-trabalhador; além daquelas identificadas com processos formais entre educador-educando).
  • A educação é indissociável de todo o processo de viver humano e envolve experiências nos mais diversos campos da ação e interação humana. Diferentes objetos, instrumentais/ferramentas e finalidades, caracterizam o processo de trabalho do enfermeiro, seja no cuidar, gerenciar ou educar, sendo que a dimensão educativa é transversal, mediadora e articuladora desses diferentes modos de trabalhar.
  • Para a qualidade nos resultados de seu trabalho, o enfermeiro necessita desenvolver conhecimentos e práticas compatíveis com essas diferentes dimensões, por meio de aportes e apreensões críticas de referenciais de diferentes áreas do saber, numa abertura ao diálogo interdisciplinar e à criação individual e coletiva”. (RAMOS; REIBNITZ; PRADO, 2005, p.275)

RAMOS, Flavia R.; REIBNITZ, Kenya S; PRADO, Marta Lenise do. A dimensão educativa da ação de enfermagem: reflexões em torno de práticas assistenciais no ensino de pós-graduação. Rev. Min. Enf. v. 9, n. 3, p. 274-278, jul./set., 2005.

Você verá que, a educação libertadora tem função estratégica nas mudanças das práticas de cuidado. Ela reforça a necessidade de um processo pedagógico que valorize a subjetividade e resgate o compromisso com a coletividade. Para tanto, é preciso que se transformem os cenários de prática em cenários de produção pedagógica, provocando mudanças na formação dos profissionais, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todavia, nem sempre a dimensão educativa do cuidado de enfermagem é percebida e, tampouco, realizada com intencionalidade explicita.