Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 4: Pesquisa Convergente Assistencial (PCA)

A pesquisa convergente assistencial

O que é uma PCA?

Este texto tomou por base o manuscrito intitulado Pesquisa convergente-assistencial: modalidade para produção de conhecimento no campo da saúde. Da autoria de Marta Lenise do Prado, Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva e Maria Itayra Padilha.

A PCA se constitui uma nova metodologia no âmbito dos estudos participativos. Criada por duas pesquisadoras brasileiras, Dra. Mercedes Trentini e Dra. Lygia Paim, a partir de suas experiências no Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os pressupostos da PCA foram publicados na primeira edição do livro “Pesquisa em Enfermagem: uma modalidade convergente assistencial” (TRENTINI; PAIM, 1999) o qual foi lançado em 1999 e a segunda edição em 2004 (TRENTINI; PAIM, 2004) com total adesão da comunidade científica a esta proposta metodológica.

*TRENTINI, M., PAIM, L. Pesquisa em enfermagem: uma modalidade convergente–assistencial. Florianópolis: UFSC; 1999.

*TRENTINI, M., PAIM, L. Pesquisa convergente assistencial. Florianópolis: Insular; 2004.

A PCA “está orientada para a resolução ou minimização de problemas na prática ou para a realização de mudanças e/ou introdução de inovações nas práticas de saúde, o que poderá levar a construções teóricas; portanto, a pesquisa convergente é compreendida e realizada em articulação com as ações que envolvem pesquisadores e demais pessoas representativas da situação a ser pesquisada numa relação de cooperação mútua” (TRENTINI; PAIM, 2004, p.24).

TRENTINI, M., PAIM, L. Pesquisa convergente assistencial. Florianópolis: Insular; 2004.

Você vai conhecer agora os pressupostos que regem a Pesquisa Convergente Assistencial, segundo Trentini e Beltrame (2006):

Pressupostos:

A PCA se aplica muito bem à proposta deste Curso, que tem como finalidade provocar mudanças na prática de Enfermagem, qualificando os profissionais que nela atuam.

A PCA não tem um método definido que oriente a investigação, permitindo a integração de vários métodos, estratégias e técnicas. A abordagem tem maior identificação com a abordagem qualitativa ao incluir necessariamente variáveis subjetivas e por não se propor a generalizações, pois está voltada para resolver problemas específicos de um determinado grupo social.