Programação

  • Caro(a) especializando(a),

    Estamos iniciando mais um módulo de estudos neste curso e apesar de não considerarmos nenhum conteúdo mais importante que outro, a saúde da criança merece um olhar todo especial da equipe de saúde. Este olhar precisa ser ampliado, englobando questões relativas a condições de vida das crianças e de suas famílias na perspectiva da integralidade do cuidado. É neste contexto que o presente módulo pretende abordar os conhecimentos pertinentes à Atenção Integral à Saúde da Criança.

    O conteúdo foi estruturado didaticamente para que você possa acompanhar a criança nas diferentes fases de seu crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, procurando com isso prepará-lo para as ações clínicas diante dos agravos mais comuns na infância, assim como para o atendimento de puericultura.

    Nesta abordagem, alguns assuntos foram selecionados e são trazidos aqui como prioritários para este acompanhamento, tais como: crescimento e desenvolvimento infantil; saúde bucal; imunizações; alimentação; e interação da criança com o meio em que vive, discutindo-se aspectos de prevenção de acidentes e de violências, além das ações da clínica e do cuidado nos principais agravos à saúde da criança. A última unidade de estudo apresenta exemplos práticos e relatos de experiências na atenção básica sobre possibilidades de interlocução entre os membros da Equipe de Saúde da Família (ESF) e desta com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), buscando reforçar a importância do trabalho em equipe interdisciplinar. 

    Ao longo do texto das unidades de estudo, procuramos discutir as diferentes políticas públicas de saúde vigentes em nosso país, a fim de contextualizá-lo acerca dos debates atuais sobre a Atenção Integral à Saúde da Criança na Atenção Básica. Esperamos que, ao final deste módulo, você seja capaz de visualizar na sua prática cotidiana na atenção básica, como este conteúdo pode auxiliá-lo para atuar na atenção integral à saúde das crianças do seu território!

    Bons Estudos!

    • Neste módulo você teve a oportunidade de rever a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e de refletir sobre a influência exercida pelo meio ambiente e pela família no processo saúde-doença. Neste contexto, abordamos aspectos importantes como a identificação das ações relacionadas ao acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil com enfoque em saúde bucal, imunizações e alimentação. Além disso, elencamos evidências para o acompanhamento clínico de puericultura e as ações de promoção e proteção, bem como as principais ações da clínica e do cuidado nos principais agravos à saúde, às doenças prevalentes e os fatores de risco relacionados à saúde infantil. Finalizamos trazendo exemplos de trabalho interdisciplinar na Atenção Básica e da prática profissional fundamentada na integralidade do cuidado. 

      Esperamos ter contribuído para ampliar ainda mais sua prática profissional na Saúde da Família!