Prezado(a) Especializando(a),
Com este módulo, que aborda a Atenção Integral à Saúde do Adulto, pretendemos levantar aspectos relacionados à atenção à pessoa adulta e ao processo de trabalho na Atenção Básica.
Assim, o conteúdo foi organizado de modo a contemplar uma discussão sobre a aquisição de uma série de habilidades e atitudes necessárias às ações em saúde direcionadas aos indivíduos nessa faixa etária, reforçando a importância de uma postura diferenciada, solidária e acolhedora. Para tanto, estudaremos a importância das atividades de grupo para a população adulta, atividades de sala de espera e visita domiciliar, a atenção integral aos usuários com agravos ou doenças crônicas não transmissíveis, o usuário com doenças transmissíveis, obesidade e transtornos alimentares, além de contemplar também a saúde do trabalhador.
Os conteúdos foram assim distribuídos e apresentados com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho da equipe de Atenção Básica e para que ofereçam subsídios e conhecimentos sobre este tema, orientando o profissional de saúde para uma atenção integral à saúde do adulto no contexto da Atenção Básica. Esses conteúdos abordam os problemas mais prevalentes na prática clínica da atenção à saúde do adulto, e, consequentemente, ações que devem ser empregadas no enfrentamento de tais problemas.
Outro aspecto relevante a ser destacado neste módulo é a apresentação de exemplos práticos e relatos de experiências na Atenção Básica sobre possibilidades de interlocução entre a Equipe de Saúde da Família – ESF e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Busca-se, com isso, reforçar a importância do trabalho em equipe interdisciplinar.
Sem a pretensão de esgotar os temas abordados, o texto traz um referencial atualizado, baseado em evidências científicas, colaborando na construção de um processo de trabalho fundamentado na integralidade em suas diferentes vertentes ou sentidos, um verdadeiro e constante desafio para o profissional de saúde.
Assim, convidamos você a aprofundar seus conhecimentos acerca da Atenção Integral à Saúde do Adulto no âmbito da Atenção Básica brasileira.
Bons Estudos!