Programação

  • Prezado(a) Especializando(a),

    O presente módulo procura discutir a atenção integral à saúde do idoso e o processo de trabalho interdisciplinar da equipe de saúde da atenção básica.

    Para tanto, organizamos o conteúdo de modo a aprofundar os conhecimentos sobre o cuidado da pessoa idosa procurando ampliar o olhar individual, trazendo, também, para a discussão aspectos relacionados às redes de apoio e aos cuidadores diretos desses idosos. Tais questões são retomadas e rediscutidas na especificidade de sua categoria profissional, com foco na integralidade do cuidado.

    Com isso, pretendemos ampliar a resolubilidade das ações na Atenção Básica, entendendo que somente por meio do trabalho em equipe, da integralidade do cuidado, do planejamento em saúde direcionado à pessoa idosa, respeitando sua singularidade, alcançaremos tal objetivo. Todos estes caminhos são indispensáveis para o desenvolvimento de uma prática acolhedora, humanizada e solidária.

    Desse modo, é fundamental refletirmos a respeito dos potenciais de atuação dos profissionais da saúde nesse campo, consolidando as competências relacionadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamento e reabilitação, quer seja no âmbito da unidade de saúde, do território ou do domicílio.

    Bons Estudos!

      • Neste módulo foram abordados aspectos do processo de envelhecimento, fundamentais para a atenção integral à saúde do idoso, relacionados às suas particularidades que irão influenciar tanto as decisões clínicas quanto aquelas referentes aos aspectos sociais, que envolvem a abordagem integral na avaliação do idoso. Essa percepção fundamenta nossa prática e auxilia-nos a prever eventos danosos e como podemos evitá-los.

        Foram abordados alguns agravos e cuidados no processo de envelhecimento, fundamentais para a atenção integral à saúde do idoso, destacando algumas possibilidades de avaliação no processo de envelhecimento, assim como as ações de prevenção e de cuidado integral, e de educação em saúde, com o olhar voltado para o idoso.

        Buscamos contextualizar o conteúdo, apresentando exemplos práticos e relatos de experiências na Atenção Básica sobre possibilidades de interlocução entre os membros da Equipe de Saúde da Família − ESF e desta com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Com isto, reforçamos a importância do trabalho em equipe interdisciplinar articulado com a comunidade em que, cada vez mais, os saberes popular e científico dialogam na perspectiva de uma atenção à saúde que seja integral e acolhedora, nas diferentes situações que demandam atenção integral à pessoa idosa que busca a unidade básica de saúde.

        Sem a pretensão de esgotar os temas abordados, o texto baseou-se em um referencial atualizado, baseado em evidências científicas. Independentemente da complexidade ou da amplitude desses cuidados, procuramos também apontar caminhos para a realização do trabalho integrado aos demais profissionais da equipe de saúde. Esperamos colaborar na construção de um processo de trabalho fundamentado na integralidade, em suas diferentes vertentes ou sentidos, um verdadeiro e constante desafio para os profissionais de saúde.