Programação

  • Neste módulo, você conhecerá as políticas públicas de saúde que tratam das Redes de Atenção à Saúde (RAS), da Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e da Humanização da Atenção em Saúde (PNH). As políticas públicas de saúde que abordaremos tratam das estratégias de organização e gestão articulada e compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS). Tais políticas são direcionadas para o trabalho articulado entre a Atenção Primária em Saúde (APS) e os demais atores e níveis de atenção envolvidos com a produção de saúde em um contexto ampliado.

    Iniciaremos o módulo apresentando os conceitos, os fundamentos e princípios da política, em seguida descreveremos as ferramentas de microgestão das RAS. Na sequência abordaremos os principais elementos da Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Humanização, discutindo-os em suas inter-relações com o trabalho em redes.


    Acreditamos que o estudo sobre Política de Redes de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização e Política de Educação Permanente em Saúde permitirá a qualificação do trabalho dos profissionais e equipes envolvidos com a atenção em saúde. Dessa forma, nos aproximaremos cada vez mais do modelo de atenção à saúde sonhado por todos os protagonistas do Movimento pela Reforma Sanitária brasileira.

  • Questionário de Avaliação da Aprendizagem

  • Caro especializando,


    Ao finalizarmos este módulo integrador esperamos ter alcançado os objetivos propostos para esta etapa de aprendizagens, preparando-o para o desenvolvimento dos módulos de sua área de especialização. A reflexão sobre as Políticas Públicas de Saúde, especialmente as Políticas de Redes de Atenção em Saúde, a de Humanização e a de Educação Permanente em Saúde podem subsidiar suas reflexões e aprendizagens acerca de suas práticas profissionais cotidianas.


    Refletir sobre os atributos e as estratégias de implantação das políticas, discutindo formas de incorporá-las ao processo de trabalho das equipes nos serviços de saúde pode ser importante na construção de intervenções de saúde comprometidas com a responsabilidade e o compromisso de cada profissional com o itinerário terapêutico das pessoas que necessitam de cuidados profissionais em saúde.


    É fundamental que tenhamos claro que, para desenvolvermos a atenção à saúde que almejamos, não é suficiente a aprendizagem pontual, restrita ao âmbito daquilo que o curso oferece, é indispensável o compromisso e a responsabilidade de todos e de cada um com o aprendizado permanente, com a busca de evidências e com a renovação constante de nossos modos de cuidar. O comprometimento com a ação-reflexão-ação não deve se restringir aos momentos de formação, digamos, formal, como este, mas precisa ser uma atitude profissional de cada um de nós, como forma de potencializarmos nossas práticas profissionais cotidianas, revisitando-as e revigorando-as a cada dia.


    Em seguida, terá início o novo módulo, com ele será possível ampliar as articulações entre as macropolíticas que acabamos de conhecer e as ações dos espaços de microgestão das especificidades de cada um dos núcleos de formação previstos no curso, sem perdermos de vista o campo da saúde como espaço/tempo de exercício da interdisciplinaridade.


    Desejamos um período de muitas e valiosas aprendizagens a todos e todas.

    Até Breve.