Programação

  • Geral

    Continuando nossa caminhada nesse processo de aprendizagem no Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem chegamos ao  terceiro módulo.

    Neste módulo são apresentados os conteúdos referentes à disciplina Processo Educativo em Saúde, 2 créditos, ou seja, 30 horas. Os  conteúdos deste módulo estão organizados em três unidades: Dimensão educativa do cuidado de enfermagem; Concepções teóricas e  metodológicas em educação, trabalho e enfermagem; e as Práticas educativas em saúde e a pedagogia crítica.

    A importância desse conteúdo verifica-se, a partir da identificação de que em nossa prática como profissionais de saúde, em especial enfermeiros, que a todo o momento integramos o cuidar e o educar, reforçando sua interdependência em nosso cotidiano do trabalho.

    Atualmente, mais do que em qualquer outro tempo, fala-se da importância da participação das pessoas em seu processo de conquista da saúde. Em nosso trabalho de cuidar, as pessoas precisam ser consideradas ativas, capazes de assumir responsabilidades. No processo educativo que estamos apresentando neste módulo, como um referencial para o Curso, existe um diálogo aberto onde todos se educam: profissionais e usuários, pois, muitas respostas surgem das experiências vivenciadas. Estaremos então dando os primeiros passos para uma trajetória que, com certeza, você já tomou conhecimento, que é a da Metodologia Problematizadora e a sua aplicação na educação em saúde.

    Assim, convidamos vocês a participarem ativamente das reflexões pedagógicas, entendendo a educação como uma ação política explícita e consciente, fundamentada nos princípios de educar no trabalho, favorecendo um educar para a liberdade e a justiça. Por isso, espera-se que os sujeitos envolvidos nesse processo de cuidar e educar avancem na proposta de educação permanente em saúde, passando a compreendê-la como aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho (Brasil,2004).

  • No decorrer de seus estudos do terceiro módulo, você refletiu a respeito  das práticas educativas e de sua importância na área da saúde, tanto na formação dos profissionais, quanto no campo da educação em saúde. A articulação entre o cuidar e o educar produz espaços de valorização humana, promovendo um processo contínuo de aprendizagem. Contudo, nossas posturas pedagógicas podem interferir nesse processo de crescimento pessoal, dependendo de nossa escolha por um dos processos de ensinoaprendizagem utilizados nas tendências pedagógicas apresentadas: a pedagogia convencional, a progressista, e a libertadora/criativa.

    A partir do conhecimento dos métodos e interferências individuais e sociais de cada pedagogia apresentada, concluímos que a pedagogia libertadora/criativa promove maior participação e corresponsabilização do que as demais correntes pedagógicas estudadas, por possibilitar a participação ativa do sujeito no processo de cuidar e educar.

    A educação em saúde que estamos apresentando está fundamentada em alguns pressupostos básicos, que buscam incorporar o reconhecimento da dignidade e da integridade dos sujeitos envolvidos no processo educativo, bem como a democratização da prática pedagógica, tendo como base o suporte teórico de Briceño-León (1996).