Programação

  • Geral

    apre

    Caro aluno, 

    É um prazer recebê-lo para o Módulo V – Atenção Psicossocial!
    Ao longo das próximas páginas apresentaremos, resumidamente, um recorte sobre a história da loucura, o surgimento da Psiquiatria e suas várias reformas, fruto de críticas e questionamentos decorrentes tanto da forma de gestão quanto do saber que lhes dão sustentação.
    Procuramos destacar os aspectos principais, momentos históricos e concepções, estabelecendo um fio condutor que o possibilite a melhor compreensão da trajetória das abordagens da questão louco/loucura, para que você tenha condição de problematizar a sua realidade.

    Seja bem-vindo e bons estudos!

    Maria Terezinha Zeferino
    Jonas Salomão Spricigo
    Lucilene Cardoso
    Zeyne Alves Pires Scherer
    Tania Maris Grigolo
    Jeferson Rodrigues

  • S

  • Finalizamos este módulo V sobre os Fundamentos Históricos e Conceituais da Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Iniciamos nossos estudos a partir da revisão dos aspectos históricos e fundamentos da psiquiatria, da saúde mental e da atenção psicossocial. Perpassamos o caminho histórico da loucura e compreendemos que sua construção epistemológica é diretamente proporcional a construção sociopolítica de cada época. Revisitamos o Tratamento Moral e a Liberdade Terapêutica como expressão das mudanças de cuidado no campo da psiquiatria e saúde mental. Finalizamos a unidade I com a Introdução da Reforma Psiquiátrica no mundo para preparar o terreno do conhecimento relacionado às bases teórico-conceituais que envolvem o cuidado em saúde mental.
    Pudemos perceber que as transformações no campo da saúde mental e psiquiatria está envolvido por disputas políticas, científicas, sociais e de poder, e que a “verdade” nesse campo do saber-fazer-discurso é condicionada a uma Estrutura, ou seja, à forma como cada sociedade a sua época produz-se socialmente por meio de ideologia, ciência e tecnologia. Nosso intuito é provocá-lo, para que você aprofunde cada conteúdo destes também em seu local de trabalho.
    Advinda desse debate, a unidade II enfatizou as bases epistemológicas que alicerçam a prática em saúde mental. Os conceitos-imagens abordados têm a finalidade de ampliar a relação entre a teoria e a prática das ações em saúde mental. Este direcionamento teórico possui origem na Reforma Psiquiátrica e no Paradigma da Atenção Psicossocial, dimensões sustentadoras da atual Política Nacional de Saúde Mental. Lembramos que estes conceitos são perspectivas para ampliar a visão de interpretação-ação dos fenômenos-objetos-sujeitos do campo psiquiátrico, saúde mental e atenção psicossocial.
    Para prosseguir com os estudos, o próximo Módulo – VI - apresentará a Estruturação do Campo da Atenção Psicossocial no Contexto da Reforma Psiquiátrica e do SUS. Serão abordados os conteúdos de Reforma Psiquiátrica no Brasil, Política e Legislação de Saúde Mental, Álcool, Crack e outras Drogas. Temas atuais como o empoderamento de usuários e familiares, Movimentos Sociais com a participação de usuários, familiares e trabalhadores e Controle Social em Saúde Mental também serão abordados ao longo das duas unidades.
    Agradecemos por estarem conosco até o presente momento e contamos com vocês para os estudos seguintes!