Programação

  • Caro aluno
    Mais uma vez, damos a você nossas boas vindas para dar continuidade aos estudos. Após compartilharmos conhecimento acerca da Rede de Atenção Psicossocial, esperamos que você tenha empenho e entusiasmo para acessar as informações teóricas do Módulo VIII da Atenção Psicossocial - A Clínica da Atenção Psicossocial!
    Neste módulo, você vai refletir e identificar a clínica das psicopatologias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS) e problematizar a clínica relacionada ao crack, álcool e outras drogas e as formas de abordagem no contexto atual. Salientamos que a clínica é política a partir do momento em que se busca a transformação das experiências de discriminação, estigma e violação de direitos humanos e sociais, vivenciadas pelas pessoas com transtornos mentais e seus familiares em outras relações possíveis.
    Tanto o indivíduo que sofre, quanto sua família necessitam ser atendidos em suas reais necessidades, e os profissionais de saúde precisam estar organizados e preparados para assisti-los em seu próprio território. O profissional pode e deve reconhecer e fazer com que sejam respeitados os direitos de cidadania das pessoas com transtornos mentais, respeitando as diferenças e garantindo-lhes dignidade. O profissional deve buscar agir, também, para despertar na sociedade uma sensibilização maior quanto ao tema, assegurando, assim, igualdade de oportunidades e de direitos para os usuários e familiares.
    Por isso, mais uma vez, sua participação ativa neste processo é fundamental para aprimorarmos ainda mais o conhecimento para a assistência, compartilhando experiências práticas de cada serviço e comunidades em que atuam, levando-se em conta as diferentes regiões e populações que constituem nosso cotidiano. Esperamos que o conteúdo que apresentaremos contribua nas atividades diárias exercidas nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial e que proporcione a você, profissional atuante na Rede, ferramentas para o desenvolvimento de práticas de cuidado humanizadas e eficazes.
    Desde já, desejamos bom estudo a todos!
    Abraços!


    Lucilene Cardoso, Dra.
    Zeyne Alves Pires Scherer, Dra.
    Maria Terezinha Zeferino, Dra.
    Sílvia Maria Azevedo dos Santos, Dra.
    Jonas Salomão Spricigo, Dr.
    Sandra Cristina Pillon, Dra.
    Jeferson Rodrigues
    Isabela dos Santos Martin

  • Caro aluno,
    Chegamos ao final deste módulo e esperamos que os objetivos tenham sido alcançados. Você pode  refletir e identificar as principais síndromes na clínica das psicopatologias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS) e problematizar a clínica relacionada ao crack, álcool
    e outras drogas e as formas de abordagem no contexto atual.


    O uso de crack, álcool e outras drogas também foi abordado neste módulo, enfatizando-se os agravantes ocasionados pelo uso das substâncias e o aumento do consumo do crack no país. Reforçamos também a importância da prevenção e redução de danos como importantes medidas de intervenção junto às pessoas com transtornos decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

    Desse modo, acreditamos que a colaboração na formação de vocês, alunos e colegas, seja propulsora para ampliar a práxis cotidiana na prática dos serviços.

    Assim, a dedicação e o empenho de vocês, alunos, nos deixam ainda mais motivados para seguirmos em frente. Desejamos que mantenham o ânimo para apreenderem novos conhecimentos nos próximos módulos.

    Bom trabalho!