Programação

  •  

    Caro aluno,


    Seja bem-vindo ao V Módulo do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): Cronicidade e suas inter-relações na atenção à saúde. Este módulo focaliza o fenômeno da cronicidade e suas implicações no processo de viver com uma doença crônica; os aspectos epidemiológicos das DCNT; os modelos de atenção à saúde em DCNT; a estrutura e o funcionamento da rede de atenção em DCNT; os sistemas de informação como ferramentas para planejamento e avaliação em saúde; e os aspectos éticos em saúde, focalizando a bioética e a biopolítica.
    Este módulo irá introduzir a problemática da condição crônica em seus diferentes âmbitos, procurando evidenciar a complexidade e a dimensão que eles têm na realidade atual e suas implicações para o cuidado em saúde, especialmente para a enfermagem.
    Apesar de ser um módulo introdutório à temática das DCNT, ele lhe possibilitará construir os argumentos que definem a necessidade de um olhar diferenciado para a atenção as pessoas em condição crônica.
    Esperamos que nosso entusiasmo com a temática, expresso nessas Unidades, lhe contagie e lhe possibilite ir além do que está oferecido! As suas reflexões e a realização das atividades propostas, certamente, contribuirão para que possamos avançar no estabelecimento de um cuidado e atenção à saúde melhor qualificados.


    Denise Guerreiro
    Ana Maria de Almeida
    Betina H. S. Meirelles
    Leila Maria Marchi Alves
    Mara Ambrosina de Oliveira Vargas
    Maria Lúcia Zanetti
    Soraia Dornelles
    Samara Suplici

  • Chegamos ao final do Módulo V. Esperamos que você tenha compreendido o fenômeno da cronicidade e suas implicações nos cuidados das pessoas com DCNT que, apesar de serem tão frequentes na população brasileira e mundial, apresentam, ainda, especificidades na atenção às pessoas nessa condição e que motivaram a realização deste curso de especialização. Observe que o modelo hegemônico e biologicista não tem se mostrado efetivo, não só na prevenção das DCNT, mas, também, no controle da evolução dessas doenças que passam a promover sérias limitações trazendo prejuízos pessoais e sociais inestimáveis, como você deve ter percebido no decorrer do Módulo V.
    Os investimentos do Ministério da Saúde brasileiro, acompanhando as recomendações da OMS, vêm promovendo um movimento de reconhecimento da necessidade de construir um novo modelo de atenção à saúde, que foi apresentado/comentado ao longo do texto. O foco na humanização da assistência, expresso pelas diretrizes da Clínica Ampliada, evidenciam que o cuidado às pessoas com DCNT não está voltado apenas para a doença, mas considera as pessoas inseridas em um contexto onde a doença passa a fazer parte do seu viver.
    Outra estratégia de atenção à saúde que direciona devidamente as pessoas com DCNT, proposta pelo Ministério da Saúde e destacada neste Módulo, foi a constituição da atenção em rede, discutida com você na Unidade 4. A compreensão de como essa estratégia está organizada, estabelecendo a necessidade de integração entre as diferentes estruturas de atenção à saúde da população brasileira, é essencial para que sua implementação ocorra efetivamente.
    Esperamos que você, concluindo este curso, possa contribuir ainda mais para a construção e consolidação dessa rede. Contribuindo para isso, disponibilizamos alguns Sistemas de Informação que são ferramentas para auxiliar no planejamento e na avaliação da atenção à saúde em rede. Esperamos que você tenha aprimorado seu conhecimento no uso dessas ferramentas!
    Finalmente, demos um espaço especial, neste Módulo V, para as discussões bio/éticas e biopolíticas destacando aspectos mais conceituais. Nos próximos módulos vamos discutir a aplicação desses conceitos na sua prática cotidiana.
    Ao finalizarmos este Módulo, também, queremos motivá-lo para o próximo Módulo que irá abordar mais especificamente as políticas de saúde na atenção às DCNT e as estratégias de promoção da saúde e prevenção das DCNT. Pensaremos, mais especificamente, em como implementar essas políticas agora que já conhecemos as ferramentas de informação, os modelos de atenção e temos melhor compreensão da importância de um espaço especial para atenção às pessoas em condição crônica. Vamos lá!!!