Programação

  • Caro aluno,
    Seja bem-vindo ao Módulo VIII do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): Linhas de Cuidado: Oncologia - Câncer de Mama, Câncer do Colo do Útero e Tumores da Próstata. Focalizamos as linhas de cuidado na perspectiva da integralidade da atenção à saúde de pessoas com estas doenças; os protocolos e a sistematização da assistência como ferramentas para o cuidado de enfermagem; além disso, consideramos a dimensão ética e a competência técnica para a qualificação dos profissionais de enfermagem do SUS como uma discussão transversal e implicada em cada explanação e argumentação ao longo de todo módulo.
    A Oncologia, dentre os estudos e pesquisas sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, tem merecido destacada atenção do Ministério da Saúde, justamente para aprimorar as estratégias de prevenção e de intervenção. Contudo, a Oncologia é uma área complexa que envolve demandas específicas. Paradoxalmente, as instituições e os profissionais da saúde, na maioria das vezes, apresentam precária instrumentalização em seu processo de formação acadêmica. Logo, queremos que você concentre-se neste módulo como se ele fosse uma especialidade dentro da especialidade das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Neste sentido, preparamos para você um módulo que pretende, ao mesmo tempo, ser abrangente e instigante, capaz de induzi-lo(a) a otimizar a sua competência nesta área de conhecimento e práticas. Bom trabalho!

    Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, Dra.
    Ana Maria de Almeida, Dra.
    Vera Radünz, Dra.
    Luciana Martins da Rosa, Dra.
    Simone Mara de Araujo Ferreira, Ms.
    Flavia Fernanda Luchetti Rodrigues, Ms.
    Leila Maria Marchi Alves, Dra.
    Maria Lúcia Zanetti, Dra.

  • Chegamos ao final de mais um Módulo! Como já indicado na apresentação, tratamos aqui de uma especialidade abrangente e complexa e, neste caso, optamos por esmiuçar alguns aspectos e por indicar para estudos concomitantes ou posteriores outros aspectos. Iniciamos nossa discussão demonstrando a importância de compreendermos os conceitos de acolhimento, vínculo e responsabilização do enfermeiro na atenção à pessoa com câncer de mama, do colo do útero e da próstata. Após, focalizamos a atuação  interdisciplinar, ao abordarmos e contextualizarmos o conceito da interdisciplinaridade na atenção à saúde. No transcorrer do presente módulo, buscamos sempre reforçar a inserção das pessoas próximas ao enfermo e a influência dos aspectos culturais e psicossociais do viver com câncer. Neste sentido, conduzimos você a decifrar as mudanças ocasionadas pela doença no cotidiano da vida da pessoa com o diagnóstico e da família. Além disso, discorremos acerca desta, entendendo-a como sistema e como cuidadora. Tratamos também do estigma do câncer, das fases psicológicas, da influência dele na sexualidade, na imagem corporal, na autoestima da pessoa. Outras temáticas que não poderiam ser negligenciadas referemse à questão dos direitos sociais da pessoa com câncer, da sobrevivência à doença e da reabilitação e (re)inserção social. Buscamos também, neste módulo, mostrar o que temos de atualizações na oncologia, quando o assunto é protocolos para a detecção precoce do câncer de mama, colo do útero e próstata e fluxo de atendimento nos diferentes níveis de atenção à saúde. Evidenciamos também a importância do autocuidado relacionado ao câncer de mama, do colo do útero e tumores da próstata no que se refere à prevenção e detecção precoce, bem como durante o tratamento e a reabilitação. Neste ínterim, chegamos às modalidades terapêuticas e aos cuidados de enfermagem. Ou seja,  pretendemos que você tenha obtido um panorama e uma compreensão da finalidade, do mecanismo de ação, dos principais efeitos colaterais ou toxicidades e dos cuidados de enfermagem relacionados à terapêutica cirúrgica, quimioterápica, radioterápica e hormonioterápica, que são principais terapêuticas utilizadas no tratamento do câncer de mama, colo de útero e próstata. Finalizamos com a temática da sistematização da assistência de enfermagem como uma ferramenta para o cuidado ao usuário em tratamento oncológico. Para isso, consideramos ao longo do módulo a complexidade do atendimento oncológico, que exige do enfermeiro  responsabilidades, competências e conhecimentos técnicos científicos, além de habilidades no relacionamento interpessoal.