Programação

  • Geral

    Caro especializando/aluno


    Bem-vindo a mais um importante módulo de seu curso. Tenha certeza de que ele foi preparado pensando cuidadosamente em sua atual etapa de  formação, para lhe proporcionar não apenas as bases teóricas  fundamentais, mas também, momentos interessantes de reflexão.

    Atualmente, parece difícil alguém duvidar da importância do  conhecimento científico e seu grande potencial para tornar melhor a vida humana. Mas, ainda existem muitas ideias erradas sobre o que é e quem pode, afinal, produzir este tipo de conhecimento. Por isso, neste módulo iremos desmistificar algumas dessas noções e desenvolver as competências que todos podemos ter em realizar estudos acadêmico-científicos que realmente façam sentido na prática profissional.

    A principal mensagem que gostaríamos de deixar é aquela que reafirma o potencial da Enfermagem em produzir conhecimentos úteis para a crescente qualificação do cuidado à saúde das pessoas e da população em geral. Somos uma grande força e presença em todos os serviços de saúde e a visibilidade de nosso trabalho também depende do compromisso que assumimos com sua qualidade. E sem pesquisa não podemos falar de avanços de qualidade, criticidade e inovação.

    Para isso, você está sendo convidado a conhecer as bases do processo de investigação científica, compreender as etapas e instrumentos metodológicos para o desenvolvimento de um trabalho científico e, finalmente, aplicá-lo no contexto da prática assistencial.

    Essa pode ser uma aventura promissora, que une o compromisso profissional com a curiosidade,a instigante busca e a disciplina da investigação. Faça você também esta ponte, entre a prática e a pesquisa, tornar-se mais e mais percorrida e ampliada.

    Desejamos que você goste do desafio e tenha satisfação de colher os frutos que virão.
    Tenha uma ótima jornada!

  • Finalmente você concluiu esta etapa do seu curso e esperamos que tenha sido uma experiência enriquecedora e agradável.

    Obrigada por ter aceito nosso convite e ter abraçado o desafio de pesquisar. Para chegar até aqui você leu e refletiu sobre as bases do processo de investigação científica, diferenciou suas etapas, econheceu alguns instrumentos que ela requer. Em todos estes assuntos, você foi convidado a trazer sua vivência e aplicar os conteúdos em exercícios que buscaram demonstrar a relevância da pesquisa para o trabalho profissional.

    Lembra-se que falamos que esta poderia ser uma aventura instigante e, ao mesmo tempo, promissora? E agora? Concorda conosco? Esperamos que sim. Mas caso não tenha encontrado ainda a motivação necessária, não desanime. À seu tempo surgirão idéias que poderão ser concretizadas em um TCC. Conte com a ajuda de tutores e do orientador e o processo de amadurecimento que surge com a leitura aprofundada mostrará muitas possibilidades.

    Agora você partirá para um novo módulo. Tenha um ótimo estudo e leve consigo o que aprendeu aqui. Afinal, o que trouxemos foram ferramentas que estão à sua disposição e só pelo uso pode-se ampliar as habilidades de manejar estas ferramentas para os fins apropriados.

    Siga em frente e muito sucesso.