Programação

  • Geral

  • Tópico 1

    EixoI-Mod2

    Este módulo pretende motivar você a refletir sobre a estreita relação entre saúde e sociedade na realidade do trabalho da Equipe de Saúde da Família. Precisamos conhecer a realidade da comunidade para o trabalho na Estratégia Saúde da Família, tanto em termos contextuais (a partir de informações da realidade demográfica, epidemiológica, social, política e cultural) como em termos conceituais (os modos de ver e conceber a realidade). Nosso objetivo é que seu estudo seja um processo de construção cotidiana ativo, participativo e crítico. No percurso de seus estudos no Módulo 2, você terá oportunidade de realizar 4 unidades principais. Ao final do módulo, encontrará também a opção de uma unidade complementar sobre o tema "A Família Contemporânea".

    Lembramos que é importante que você acompanhe todas as atividades e esteja atento às informações disponibilizadas ao longo do percurso deste módulo, que terá a duração de 3 semanas.

    No final desta página está o detalhamento da avaliação do Módulo 2, a qual sugerimos que você realize ao longo do Módulo. E se lembre que o tutor está sempre pronto para contribuir com você.

    Bons estudos!

    Mod2

    • Tópico 2

      uni1

      Nesta unidade estudaremos as diferentes formas de pensar saúde, como promover a saúde, o modelo biomédico e a determinação social da doença. Seus objetivos, neste estudo, são os de refletir sobre a influência das relações sociais na constituição dos modelos de saúde e sobre as diferentes formas de pensar o processo saúde-doença.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao vídeo, para após acessar o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e, por fim, participe do Fórum de Conteúdo, que será mediado pelo tutor.

    • Tópico 3

      Uni2

      Nesta unidade vamos resgatar a história da organização da sociedade, analisando com mais atenção a complexidade de sua organização e a relação com o processo saúde/doença. Seu objetivo de estudo é entender que há diferentes maneiras de ver a história da organização da sociedade, percebendo as relações do processo de organização social com o processo saúde-doença.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao finalizar os Objetos de Aprendizagem do CONTEÚDO ON-LINE, não se esqueça de realizar as atividades de auto-avaliação. Além disso, continue participando do Fórum de Conteúdo.

    • Tópico 4

      uni3

      Para iniciar o diálogo sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), precisamos, antes de tudo, contextualizar historicamente a formulação de iniciativas e políticas públicas que não se restringem ao contexto brasileiro, pois este traz as marcas da evolução e da hegemonia dos diferentes modelos de saúde desenvolvidos nos países ditos “colonizadores”. Seu objetivo, neste estudo, é refletir criticamente sobre o processo histórico da construção das políticas de saúde no Brasil e as condições de instalação do SUS e do modelo de saúde brasileiro.

      Para tanto, recomendamos que você prossiga seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao finalizar os Objetos de Aprendizagem do CONTEÚDO ON-LINE, não se esqueça de realizar as atividades de auto-avaliação. Além disso, continue participando do Fórum de Conteúdo.

    • Tópico 5

      Uni4

      Nesta unidade serão discutidas as concepções de Atenção Primária da Saúde (APS), Atenção Básica de Saúde (ABS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Seu objetivo de estudo é refletir criticamente sobre o conceito, as características, eixos e diretrizes da Atenção Primária da Saúde e sua relação com a Estratégia Saúde da Família.

      Recomendamos que você leia o CONTEÚDO ON-LINE da unidade 4, que é o espaço principal do curso. Ao finalizar os Objetos de Aprendizagem do CONTEÚDO ON-LINE, não se esqueça de realizar as atividades de auto-avaliação. Além disso, finalize sua participação no Fórum de Conteúdo.

    • Tópico 6

      Uni_Comp

      Nesta unidade serão discutidos os diferentes conceitos de família, a construção histórico-social das concepções de família e alguns aspectos da família brasileira na contemporaneidade. O objetivo nesse estudo é refletir criticamente sobre as concepções de família, suas dimensões e inserção social na sociedade brasileira. É também reconhecer as características próprias da familia contemporânea no Brasil de transição demográfica e fortes desigualdades sociais e sua influência no processo saúde-doença e, consequentemente, na formulação dos modelos de saúde.

      Recomendamos que você leia o CONTEÚDO ON-LINE da unidade complementar. Ao finalizar os Objetos de Aprendizagem do CONTEÚDO ON-LINE, lembre-se de realizar as atividades de auto-avaliação.

    • Tópico 9

      Avaliacao

      Recordando o referencial pedagógico do Curso, lembre-se que a avaliação é entendida como um processo evolutivo e dialógico entre os sujeitos envolvidos. Nesse processo, estão previstas 3 modalidades avaliativas referentes ao Módulo 2. Em algumas será atribuída uma nota, noutras apenas será necessária a sua efetiva participação. Além das atividades de avaliação próprias do Módulo 2, haverá a avaliação do Eixo I, que contribuirá na composição do conceito final do módulo. Abaixo o detalhamento de cada avaliação:

      - AUTO-AVALIAÇÃO: ao final de cada Objeto de Aprendizagem do conteúdo on-line está proposto um exercício de reflexão e fixação do conteúdo estudado. Esta atividade avaliativa é obrigatória e terá correção automática no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), porém não terá uma nota atribuída.


      - FÓRUM DE CONTEÚDO: ao final da Unidade 1 será proposto o FÓRUM DE CONTEÚDO "Modelos Conceituais em Saúde" que se prolongará até o final do Módulo 2. Essa atividade é obrigatória, porém não terá uma nota atribuída. Mas lembre-se, a sua participação e interação com os colegas será obrigatória.


      - AVALIAÇÃO DO MÓDULO 2: desde o início do Módulo 2 você poderá realizar o Diagnóstico Social da Realidade (clique aqui para acessá-lo), que é a apresentação da comunidade em que você trabalha (área de abrangência da sua Equipe de Saúde da Família). Essa será a atividade avaliativa do Módulo 2 e receberá nota. Ela poderá ser discutida com o tutor ao longo do módulo utilizando a ferramenta DIÁRIO, que está disponível abaixo. Clique aqui para ver os critérios de avaliação dessa atividade.