Programação

  • Geral

  • Tópico 1

    AP_Mod4

    Este módulo pretende aprofundar seus conhecimentos sobre a atuação da Equipe de Saúde da Família, o Planejamento em Saúde e o Processo de Trabalho em Equipe. Nosso objetivo é refletir com você sobre os avanços e os desafios do processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família. Nortearemos nossa reflexão acerca de questionamentos sobre a atuação dos profissionais da saúde com o que se espera da Estratégia Saúde da Família; sobre quais os aspectos que nós, profissionais de saúde, conseguimos cumprir; quais os limites de nossa atuação e quais nossas motivações. Neste módulo, portanto, você verá alguns conceitos importantes que irão contribuir no processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família.

    Lembramos que é importante que você acompanhe todas as atividades e esteja atento às informações disponibilizadas ao longo do percurso deste módulo, que terá a duração de 4 semanas.

    No final desta página está o detalhamento da avaliação do Módulo 4, a qual sugerimos que você realize ao longo do Módulo. E se lembre que o tutor está sempre pronto para contribuir com você.

    Bons estudos!

    • Tópico 2

      Caso prático

      Para iniciar o estudo do Módulo 4 você precisa assistir a uma animação com áudio. Ela apresenta um caso de estudo prático que será abordado no decorrer deste Módulo 4.

    • Tópico 3

      U1

      São muitos aspectos envolvidos na implantação da Estratégia Saúde da Família. Sobre alguns deles, temos pouco potencial resolutivo. Trata-se de aspectos externos à atuação dos profissionais da rede, próprios da gestão central. Mas e o que fazer com os que podem ser resolvidos nos micro espaços das próprias equipes? Refletir sobre eles é fundamental. Nessa Unidade discutiremos sobre o processo de trabalho das equipes de saúde da família com vistas à interdisciplinaridade. Afinal, as Equipes de Saúde da Família têm um grande desafio: dar conta do potencial resolutivo da Atenção Primária, o que não é pouco.

      Para tanto, é necessario que você tenha assistido à animação acima. Em seguida, comece a Unidade 1 assistindo ao vídeo. Posteriormente, acesse o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e, por fim, inicie a sua participação no Fórum de Conteúdo: Acolhimento na ESF.

    • Tópico 4

      U2

      Nessa Unidade você continuará sua reflexão sobre o processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família. Agora abordaremos a intersetorialidade, a gestão do cuidado e dos serviços de saúde e a importância da participação social. Seus objetivos de aprendizagem para esta unidade são compreender os conceitos da interdisciplinaridade e sua importância para o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família e discutir sobre os aspectos conceituais e operacionais da integralidade e da atuação participativa.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e continue participando do Fórum de Conteúdo: Acolhimento na ESF.

    • Tópico 5

      U3

      Nesta unidade você estudará como a Equipe de Saúde da Família, utilizando-se de um planejamento estratégico participativo e com base nas informações de saúde local, rompe com a abordagem assistencial centrada na demanda individual espontânea e passa a adotar a atenção à saúde, pautada em propostas originadas do perfil epidemiológico da população e da identificação de seus problemas de saúde. Seus objetivos de aprendizagem serão compreender os aspectos teóricos que dão embasamento a um planejamento estratégico participativo.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e, por fim, participe do novo Fórum de Conteúdo: Planejamento em Saúde, que será mediado pelo tutor.

    • Tópico 6

      U4

      Nessa unidade você verá como operacionalizar um planejamento estratégico. Aprenderá sobre a construção de um plano ou projeto que ajude a Equipe de Saúde da Família a identificar os principais problemas da sua área de abrangência, formulando um conjunto de ações que possa reduzir e/ou eliminar esses problemas, melhorando a saúde e a vida dos moradores do território sob responsabilidade da unidade de saúde.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao vídeo, para após acessar o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e, por fim, continue participando do Fórum de Conteúdo: Planejamento em Saúde, que será mediado pelo tutor.

    • Tópico 8

      Barra

      Recordando o referencial pedagógico do Curso, lembre-se que a avaliação é entendida como um processo evolutivo e dialógico entre os sujeitos envolvidos (especializandos e tutores). Nesse processo, estão previstas 3 modalidades avaliativas referentes ao Módulo 4. Em algumas será atribuída uma nota, noutras apenas será necessária a sua efetiva participação. Além das atividades de avaliação próprias do Módulo 4, haverá a avaliação do Eixo I, que contribuirá na composição do conceito final do módulo. Abaixo o detalhamento de cada avaliação:

      - AUTO-AVALIAÇÃO: ao final de cada Objeto de Aprendizagem do conteúdo on-line está proposto um exercício de reflexão e fixação do conteúdo estudado. Esta atividade avaliativa é obrigatória e terá correção automática no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), porém não terá uma nota atribuída.

      - FÓRUM DE CONTEÚDO: nesse Módulo 4 teremos dois FÓRUNS DE CONTEÚDO. O primeiro FÓRUM se inicia já na primeira unidade e durará duas semanas. O segundo FÓRUM se inicia com a terceira unidade e também terá a duração de duas semanas. No primeiro debateremos o Acolhimento na ESF e no segundo o Planejamento em Saúde. Essas atividades são obrigatórias, porém não terão uma nota atribuída. Mas lembre-se, a sua participação e interação com os colegas será obrigatória.

      - AVALIAÇÃO DO MÓDULO 4: desde o final da Unidade 1 você poderá realizar o Reconhecimento do Território em sua Realidade (clique aqui para acessá-lo). Essa será a atividade avaliativa do Módulo 4. Ela poderá ser discutida com o tutor ao longo do módulo utilizando a ferramenta DIÁRIO, que está disponível abaixo. Clique aqui para ver os critérios de avaliação dessa atividade.