Programação

  • Caro aluno, neste momento você inicia o Módulo IX, que tem como foco o cuidado nas urgências/emergências cirúrgicas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e demais agravos.
    No decorrer deste módulo, você aprofundará conhecimentos referentes aos temas relacionados: ao abdômen agudo; à parada cardiorrespiratória em pediatria; às síndromes hemorrágicas relacionadas ao abortamento, à placenta prévia, ao descolamento prematuro da placenta, à rotura uterina e vasa prévia; à assistência aos sujeitos em situações de crise psíquica.
    Nesse sentido, abordaremos conteúdos essenciais para que ao final deste módulo o aluno possa ser capaz de determinar as possibilidades de diagnóstico, prescrição e execução dos principais cuidados de enfermagem ao indivíduo atendido em situação de urgência ou emergência, tendo sua capacidade crítica e reflexiva apoiada em conhecimentos científicos.
    Aproveitamos a oportunidade para parabenizá-lo pelo caminho percorrido e incentivá-lo a concluir este último módulo e o que foi proposto para complementar seu conhecimento relacionado ao eixo Enfermagem em Urgência e Emergência.

    Bom trabalho!


    Antonio de Miranda Wosny, Prof. Dr.
    Patrícia Kuerten Rocha, Profa. Dra.
    Vitória Regina Petters Gregório, Profa. Dra.
    Alexsandro Barreto Almeida, Prof. Ms.

  • Caro aluno, ao encerrar o estudo deste módulo você aprofundou conhecimentos referentes aos temas relacionados ao abdômen agudo; à parada cardiorrespiratória em pediatria; às síndromes hemorrágicas que tem relação com o abortamento, à placenta prévia, ao descolamento prematuro da placenta, à rotura uterina e vasa prévia; à assistência aos
    sujeitos em situações de crise psíquica. Assim sendo, você esta capacitado para determinar as possibilidades de diagnóstico, prescrição e execução dos principais cuidados de enfermagem ao indivíduo atendido em situação de urgência ou emergência, tendo sua capacidade crítica e reflexiva apoiada em conhecimentos científicos.

    Destacamos aqui a importância prioritária das ações desenvolvidas pelos enfermeiros e enfermeiras nestas situações, com especialmente na tomada de decisões rápidas, suporte à equipe, manejo e provimento de equipamentos, assim como treinamento continuado.

    Considerando a exigência atual de permanecermos em dia com as novidades da ciência e das inovações tecnológicas voltadas para o atendimento das demandas de saúde, especialmente àquelas relacionadas à Enfermagem em Urgência e Emergência, incentivamo-lo prosseguir no conhecimento atualizado da temática.