A proposta da RAU configura-se em diferentes níveis de atenção. É dividida em componentes como promoção, prevenção e vigilância à saúde, atenção básica, serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) com centrais de regulação médica, sala de estabilização, Forca Nacional de Saúde do SUS, Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços 24 horas, Hospitalar e Atenção Domiciliar.
Estes diferentes níveis de atenção devem relacionar-se de forma complementar com mecanismos organizados e regulados pelo sistema de referência e contrarreferência. É de fundamental importância que cada serviço se reconheça como parte integrante da rede de atenção, acolhendo e atendendo adequadamente a demanda que lhe é apresentada e se responsabilizando pelo encaminhamento quando não dispuser de recursos necessários a tal atendimento. Assim, a articulação do estado, municípios e regiões de saúde deve permitir uma resposta equânime às necessidades de saúde da população.
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Palavra do Profissional |
Apresentamos na animação a seguir, os componentes da RAU e seus objetivos:
Na RAU a Atenção Básica tem como principal objetivo: a ampliação do acesso, fortalecimento de vínculos e responsabilização, além de ser responsável pelo primeiro cuidado e acolhimento às urgências por meio da implantação da classificação de risco, de forma articulada aos outros pontos de atenção.
Importante destacar a potencialidade das Unidades Básicas de Saúde como componente para melhorar a resolutividade bem como de ampliar o acesso à atenção às urgências/emergências. Entretanto, devemos destacar o desafio de organizar recursos materiais e equipamentos, bem como de capacitar recursos humanos na perspectiva de qualificar o cuidado na esfera de ação dessas unidades integradas a outros serviços de saúde.
A Sala de Observação é o ambiente da Unidade Básica de Saúde destinado ao atendimento de pacientes em regime ambulatorial, no período de funcionamento da unidade, com necessidade de observação em casos de urgência/emergência.
Vamos falar agora do componente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas não hospitalares.
São estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar. Devem prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica. Bem como prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a avaliação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, as necessidades de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
Acompanhe na animação sobre o Componente Hospitalar:
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Saiba Mais |
* COELHO, M.F.. Caracterização dos atendimentos de urgência clínica em um hospital de ensino. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.