Módulo 8: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, do Neonato e à Família no Alojamento conjunto
Unidade 7: Sistematização da Assistência de Enfermagem

Práticas educativas

Sistematização da Assistência de Enfermagem

A SAE foi apresentada para ajudar no cuidado da parturiente e do recém-nascido no momento do parto e nascimento. Nesta unidade, serão apontados tópicos essenciais para o planejamento de uma assistência qualificada à puérpera e ao recém-nascido nesse contexto de cuidado.

Em alguns momentos, você será remetido ao Módulo anterior para retomar conhecimentos e definições que são clássicas dentro do Processo de Enfermagem.

Lembre-se que seu olhar agora estará voltado para a puérpera e para o recém-nascido que estão em Alojamento conjunto e que possuem necessidades específicas para este momento de suas vidas.

Não abordamos todas as possibilidades que você poderá encontrar na prática, porém, desejamos estimular sua percepção para cada especificidade que encontrar no binômio mãe e filho e que possa incluir em seu planejamento de cuidados.

Processo de Enfermagem

No Módulo VII, abordamos o Processo de Enfermagem. Portanto, você já deve saber que se trata de um método de identificação e solução de problemas (HOCKENBERRY, 2006), ou seja, após a realização da avaliação clínica, o enfermeiro estará munido de informações necessárias para conduzir o usuário de forma eficaz.

Lembre-se que utilizamos o Processo de Enfermagem para avaliar o estado de saúde do cliente (no caso, a puérpera e o recém-nascido no Alojamento conjunto). Ele permite que o enfermeiro faça o diagnóstico das necessidades de cuidado e formule um plano de cuidados. A partir daí, este plano individual deverá ser implementado e avaliado quanto a sua efetividade.

Dentro do Processo de Enfermagem, estão organizadas cinco etapas que estão inter-relacionadas e são interdependentes, a saber: coleta de dados de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação. Todas as informações fornecidas com embasamento científico possibilitarão a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem no Alojamento conjunto (NANDA, 2008).

  1. Coleta de dados

    Durante a permanência no Alojamento conjunto, a coleta de dados deve ser realizada com o intuito de adquirir informações sobre a situação de saúde da puérpera e do recém-nascido.

Acompanhe na página a seguir as próximas etapas.