Módulo 8: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, do Neonato e à Família no Alojamento conjunto
Unidade 7: Sistematização da Assistência de Enfermagem

Práticas educativas

Sistematização da Assistência de Enfermagem

  1. Diagnóstico de Enfermagem

    Como você já sabe, nesta etapa os dados serão agrupados e interpretados, para que seja tomada a decisão sobre os diagnósticos de enfermagem que representam as respostas da puérpera e do recém-nascido em Alojamento conjunto. Este processo de análise dos dados requer a utilização do raciocínio diagnóstico (DOENGES, 2009).

Retome as decisões tomadas pelo(a) enfermeiro(a) a partir da identificação do problema e apresentadas no Módulo VII.

Você pode perceber que as Unidades anteriores apresentadas neste Módulo encontram-se diretamente relacionadas a esta etapa do processo, uma vez que instrumentalizam você para a identificação dos dados coletados, sua categorização e, a partir daí, para a tomada de decisões que visam à qualificação do cuidado prestado à puérpera e ao recém-nascido em Alojamento conjunto.

Palavra do Profissional
O planejamento de intervenções de enfermagem, que objetiva alcançar os resultados esperados, torna-se possível nesse momento e inclui a nomenclatura do conjunto de sinais e sintomas identificados na puérpera e no recém-nascido em Alojamento conjunto.

  1. Planejamento de Enfermagem

    Uma vez estabelecido o Diagnóstico de Enfermagem, você deverá planejar o cuidado voltado à puérpera e ao recém-nascido em Alojamento conjunto.

Durante o Módulo VII, você estudou que a resolução do COFEN n. 358/2009 define a etapa do planejamento de enfermagem. Se necessário, retome a leitura deste conteúdo.

Com o estabelecimento de prioridades, definição de metas, identificação de resultados esperados e determinação das intervenções de enfermagem voltadas com especificidade para a puérpera e para o recém-nascido, o(a) enfermeiro(a) deverá traçar os objetivos de modo claro e conciso; além disso, tais objetivos devem ser alcançáveis, mensuráveis e com limite de tempo para alcance de resposta positiva. O objetivo final do cuidado de enfermagem planejado, nesse momento, consiste na conversão do diagnóstico de enfermagem em um estado de saúde desejado (DOENGES, 2009; HOCKENBERRY, 2006).

  1. Implementação

    A implementação consiste na etapa da realização das ações ou intervenções determinadas previamente mediante a Prescrição de Enfermagem, que, como visto anteriormente, é atividade privativa do enfermeiro (vide Resolução COFEN n. 388/2009).

Palavra do Profissional
Lembre-se que, do começo ao término desta etapa, as principais preocupações deverão ser a segurança da puérpera e do recém-nascido em Alojamento conjunto e o conforto psicológico destes, oferecendo cuidado sem traumas.

Portanto, verifique se:

  1. A meta foi atingida.
  2. O plano necessita de modificação.
  3. Se outra alternativa deveria ser levada em consideração.

Neste estudo aprendemos que o cuidado prestado à puérpera e ao recém-nascido em Alojamento conjunto deve ser sistematizado mediante o Processo de Enfermagem. Tal ação permite a realização de assistência individualizada e embasada cientificamente.

As etapas do processo de enfermagem possibilitam a organização das informações coletadas, sua análise e categorização e; o planejamento do cuidado com vistas à promoção da saúde da puérpera e do recém-nascido que estão em Alojamento conjunto.

O(a) enfermeiro(a), portanto, precisa se instrumentalizar para utilizar tal conhecimento de modo fidedigno, buscando, assim, a garantia de um cuidado qualificado, desenvolvido a partir de um olhar crítico e sensível a cada informação que a mulher e a criança oferecem nesse momento de sua vida e de suas respectivas necessidades.