Retome as decisões tomadas pelo(a) enfermeiro(a) a partir da identificação do problema e apresentadas no Módulo VII.
Você pode perceber que as Unidades anteriores apresentadas neste Módulo encontram-se diretamente relacionadas a esta etapa do processo, uma vez que instrumentalizam você para a identificação dos dados coletados, sua categorização e, a partir daí, para a tomada de decisões que visam à qualificação do cuidado prestado à puérpera e ao recém-nascido em Alojamento conjunto.
![]() |
Palavra do Profissional |
Durante o Módulo VII, você estudou que a resolução do COFEN n. 358/2009 define a etapa do planejamento de enfermagem. Se necessário, retome a leitura deste conteúdo.
Com o estabelecimento de prioridades, definição de metas, identificação de resultados esperados e determinação das intervenções de enfermagem voltadas com especificidade para a puérpera e para o recém-nascido, o(a) enfermeiro(a) deverá traçar os objetivos de modo claro e conciso; além disso, tais objetivos devem ser alcançáveis, mensuráveis e com limite de tempo para alcance de resposta positiva. O objetivo final do cuidado de enfermagem planejado, nesse momento, consiste na conversão do diagnóstico de enfermagem em um estado de saúde desejado (DOENGES, 2009; HOCKENBERRY, 2006).
![]() |
Palavra do Profissional |
Portanto, verifique se:
Neste estudo aprendemos que o cuidado prestado à puérpera e ao recém-nascido em Alojamento conjunto deve ser sistematizado mediante o Processo de Enfermagem. Tal ação permite a realização de assistência individualizada e embasada cientificamente.
As etapas do processo de enfermagem possibilitam a organização das informações coletadas, sua análise e categorização e; o planejamento do cuidado com vistas à promoção da saúde da puérpera e do recém-nascido que estão em Alojamento conjunto.
O(a) enfermeiro(a), portanto, precisa se instrumentalizar para utilizar tal conhecimento de modo fidedigno, buscando, assim, a garantia de um cuidado qualificado, desenvolvido a partir de um olhar crítico e sensível a cada informação que a mulher e a criança oferecem nesse momento de sua vida e de suas respectivas necessidades.