Módulo 10: Desenvolvimento do processo de cuidar
Unidade 1: A reflexão sobre a prática

O processo criativo e a criatividade

Criatividade e o processo de mudança

Nesta unidade você resgatará sua trajetória ao longo dos módulos anteriores e reconhecerá as conexões que realizou entre o que você estudou e o que você vivenciou. Este processo foi desafiador e permitiu que você estabelecesse parcerias para chegar ao final do curso e construir o seu projeto de intervenção na prática profissional.

No módulo sobre Metodologia do Trabalho Científico, você entrou em contato com os princípios teóricos para a produção de um trabalho dessa natureza. Tais princípios são a base para a construção de seu projeto de intervenção.

Vamos ajudá-lo a pensar sobre a sua realidade por meio da revisão das anotações feitas nas ferramentas “Destaques de Conteúdo” e “Fórum de Atividades”, e relacioná-las com a construção de seu TCC.

Nestas anotações estão os registros dos vínculos que estabeleceu entre o conteúdo teórico e a realidade do seu local de trabalho. Vamos refletir sobre todo o processo que viveu e de que forma esta vivência contribuirá para a expansão do conhecimento em Enfermagem e a melhoria da qualidade de seu trabalho.

Você estará, ao mesmo tempo, avaliando o conhecimento adquirido durante o curso e verificando sua aplicabilidade à construção de seu projeto de intervenção na prática profissional.

Criatividade e processo de mudança

Agora vamos refletir sobre a criatividade e o processo de mudança; ambos essenciais para que você elabore o seu projeto de intervenção na prática profissional. Você refletirá sobre a sua prática, sobre o caminho que já percorreu e verá que encontrará significados e reinterpretará este trajeto sob a luz do referencial teórico abordado no Eixo Temático correspondente à sua área de opção.

Este é o primeiro momento para a elaboração de um trabalho científico, resultado desse processo reflexivo, e, organizado de forma a fazer de você um vencedor!

Saiba Mais
Saiba mais: Quer encontrar boas ideias para o seu projeto, assista ao vídeo.

Clique aqui e confira.

O processo criativo e a criatividade

Inicialmente, vamos pensar sobre os diversos papéis que você já desempenhou e que o colocaram diante de desafios. Pense na forma como você resolveu tais situações e conseguiu superá-las, e de que forma a criatividade esteve presente.

Você pode estar se perguntando como a criatividade está imbricada no processo de resolver conflitos, tomar decisões. Será que sou criativo?

Tudo dependerá do modo como entendemos e percebemos o processo criativo e a criatividade.

Vamos refletir sobre este assunto? Assim, o que significa criatividade?

Existem várias definições para a palavra criatividade, sendo que algumas apresentam pontos convergentes, e outras, divergentes.

Neste curso, compreendemos a criatividade como o ato de criar, de transformar, de produzir por meio da associação de conceitos independentes, novas maneiras de pensar sobre um fenômeno. O processo de criação humana tem um sentido para as pessoas envolvidas na situação onde a criação ocorre. Ele se inicia com o olhar investigativo e sensível à realidade, permitindo a descoberta de uma maneira nova de fazer coisas que já existem. Assim, você passará a olhar para a realidade com a intenção de reinventá-la (REIBNITZ; MONTICELLI; REZENDE, 2000).

É importante destacar que,

A criatividade é uma característica que difere de indivíduo para indivíduo apenas em grau, que todo ser humano é naturalmente criativo e que a extensão em que a criatividade floresce depende largamente do ambiente. Mesmo que a pessoa tenha todos os recursos internos necessários para pensar criativamente, sem algum apoio do ambiente dificilmente o potencial para criar que a pessoa traz dentro de si, se expressará. (ALENCAR, 2007, p. 47-48).

Destaca-se ainda que a capacidade de criar possa ser estimulada a partir do fortalecimento de atitudes, comportamentos, valores, crenças e outros atributos pessoais, que possibilitam ao indivíduo pensar de forma flexível utilizando a imaginação.

Vivenciamos isso diariamente em nosso trabalho, seja ele na assistência, no ensino ou na gestão. Não estamos falando sobre a invenção de algo original, algo totalmente novo, mas sim de olhar para a nossa realidade de trabalho e pensar nas possibilidades de fazer enfermagem de forma diferente ao que já está estabelecido.

Palavra do Profisional
Siga para a próxima página que continuaremos falando sobre sua criatividade.