Ao realizar esse processo estaremos de alguma forma exercitando a criatividade. E quanto mais coletivo for o exercício, mais pessoas estarão analisando e refletindo sobre a sua realidade na perspectiva da não acomodação. Estas pessoas estarão sob a perspectiva do envolvimento em um processo criativo dinâmico que resulta em um potencial para mudança.
Todo indivíduo tem capacidade de ser criativo, e cada pessoa tem uma maneira diferente de expressá-la. Portanto a criatividade não pode ser só definida em termos de novidade e resolução de problemas, mas também em termos de melhoramento individual e da sociedade. (REIBNITZ; PRADO,2003, p. 441).
Acompanhe na animação a seguir como se desenha este processo.
Toda pessoa tem um potencial criativo que precisa ser estimulado, em qualquer momento de sua vida. No entanto, muitas vezes, nos defrontamos com alguns inibidores do processo criativo, que impedem que este potencial evolua. (OECH, 1995, apud REIBNITZ; MONTICELLI e REZENDE, 2000).
Como vimos estes autores destacam a importância de estarmos atentos aos seguintes inibidores, veja na animação a seguir quais são eles:
Quando nos voltamos para a busca de soluções, usamos de curiosidade e de vontade para que a solução seja agradável e proveitosa. Na Enfermagem, nos deparamos com muitas situações nas quais o Enfermeiro já conhece o contexto, reconhece os elementos. Como um quebra-cabeça, ele reúne as informações, reflete sobre as imbricações entre elas e, em dado momento, tem um insight, uma tomada de consciência, uma autodescoberta, propondo uma nova ordem que ilumina o problema até então insolúvel (REIBNITZ; MONTICELLI; REZENDE, 2000).
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Palavra do Profissional |
O processo criativo na intervenção da prática profissional
Segundo Alencar (2007), o cenário atual, caracterizado por incerteza, complexidade, progresso e mudanças que vêm ocorrendo em ritmo exponencial, gerando desafios e problemas imprevisíveis, requer soluções criativas.
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Palavra do Profisional |
Nesse processo, transformamos nosso meio e a nós mesmos, produzindo novos conhecimentos e desenvolvendo uma atitude crítica. Esta envolve o contínuo processo de reflexão sobre a prática, descobrindo as vantagens, as fragilidades e as possibilidades de mudança. A renovação da prática será possível por meio desta releitura com compreensão crítica dos fatos (FREIRE, 1997).
Podemos perceber que a criatividade e a criticidade estão articuladas no processo de intervenção, permitindo que os objetivos não se percam e para que estejamos em constante processo de formação individual e coletivamente.
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Saiba Mais |
Ao nos referimos às mudanças que podem ocorrer em seu processo de trabalho, a partir de uma prática de intervenção, estamos nos referindo a um entendimento mais amplo de mudança; aquele que reconhece um processo de transformação, que combina alterações “internas” nos valores, aspirações, atitudes e desejos, com alterações “externas” nos processos, estratégias e práticas, através de uma nova compreensão sobre o fenômeno estudado e a prática profissional.
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Saiba Mais |
Chegamos ao final deste estudo, onde reconhecemos que a criatividade e a criticidade são essenciais para que você elabore seu projeto de intervenção na prática profissional. Para mudar, é preciso observar a realidade, pensar criticamente com vistas a revisitar a prática, e observar o contexto, estabelecendo nexos de significado para encontrar possíveis soluções.
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Palavra do Profisional |
Neste estudo, igualmente, abordamos os temas criatividade e criticidade, que são elementos que permitem a transformação que você pretende. Com esses instrumentos, somos capazes de transformar a nós mesmos e ao nosso entorno, embora saibamos que existirão barreiras a ser superadas.
É importante encarar os problemas como um desafio a ser superado e não uma dificuldade intransponível. Para isto é necessário amor, perseverança, confiança.