Módulo 10: Desenvolvimento do processo de cuidar
Unidade 4: O TCC como um produto da reflexão crítica sobre a realidade e a prática profissional

O TCC como um produto da reflexão crítica sobre a realidade e da intervenção na prática profissional
Estrutura e apresentação dos trabalhos técnicos cientificos
Elementos textuais
Elementos pós- textuais

O TCC como um produto da reflexão crítica sobre a realidade e da intervenção na prática profissional

Acompanhe na animação a seguir, de que forma poderemos construir um TCC.

Antes de qualquer coisa é importante reconhecer que todo TCC é uma monografia. Esta palavra deriva, etimologicamente, de monos (um só) e graphein (escrever). É um tipo de informe científico sobre um assunto restrito, ou seja, uma comunicação bastante específica, que atualmente pode ser feita por meio de pesquisa qualitativa/quantitativa, pesquisa bibliográfica, relatos de experiências, estudos reflexivos, revisões de literatura, entre outros.

Neste curso você escolherá uma entre três possibilidades de TCC. Mas todas elas têm algo em comum: representam um produto ou contribuição derivada da intervenção na prática profissional que você desenvolveu. Como esta contribuição pode ser evidenciada de várias formas, sugeriremos três modos e orientaremos sobre cada um deles.

De forma geral, monografia é um estudo que visa levantar uma conclusão pertinente e passível de contribuição teórica nos campos científicos, sociais e tecnológicos relevantes na contemporaneidade.

Todo trabalho monográfico deve ser redigido de forma clara e objetiva, de preferência com a utilização da norma culta, ou seja, o nível de língua portuguesa de bom padrão, evitando o linguajar coloquial (aquele utilizado no cotidiano e de baixo valor estético).

Seus textos devem ser pautados por uma sequencia lógica, na qual ideias, expressões e colocações devam essencialmente ser dispostas e centradas em torno do tema principal, evitando abordagens extensas acerca de assuntos de pouca ou nenhuma relevância em relação ao tema escolhido.

Uma monografia, como qualquer trabalho acadêmico e científico, exige dedicação, disciplina e conhecimento no tema específico, além de responsabilidade em todas as suas etapas, até a formatação física do trabalho. Esta responsabilidade, especialmente no caso de um TCC, relaciona-se com pelo menos dois aspectos:

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Aproveite essa dica: pensando na viabilidade e exequibilidade de desenvolvimento de um TCC é que, neste curso, ele terá um vínculo direto com o projeto de intervenção na prática profissional. Assim, tudo que você planejar para sua prática (como você viu nas unidades anteriores deste módulo) será decisivo para a definição do TCC.

Vamos apresentar três alternativas interessantes e viáveis. Veja a trajetória abaixo representada:

- Você elaborou um projeto de intervenção na prática profissional. Para isso, valeu-se de um Diagnóstico, de uma Teorização e de um Plano de Ação.

- Você desenvolveu, ou aplicou à realidade, o seu projeto. Enquanto fazia isso, registrava, refletia e avaliava cada passo e o conjunto da obra.

Agora você precisa tomar algumas decisões sobre como transformar sua experiência em um produto técnico-científico útil e acessível. No sentido que adotamos, as três alternativas indicadas referem-se a tecnologias assistenciais, mas com algumas diferenças. Acompanhe o quadro:

Você deve se lembrar de que no Módulo Metodologia do Trabalho Científico apresentamos o método da Pesquisa Convergente-Assistencial. Pois, agora, a ideia de produto refere-se a uma Tecnologia Convergente-Assistencial, ou seja, aquela resultante de estudos conduzidos em inserção direta com a realidade, com a finalidade de resolver problemas ou introduzir inovações em situações e contextos específicos das práticas em enfermagem e saúde (TRENTINI; PAIM, 2004).

Segundo Niestche (2000) e Prado et al. (2009), essas tecnologias podem ser dos seguintes tipos, acompanhe na animação a seguir quais são:

Vivenciamos isso diariamente em nosso trabalho, seja ele na assistência, no ensino ou na gestão. Não estamos falando sobre a invenção de algo original, algo totalmente novo, mas sim de olhar para a nossa realidade de trabalho e pensar nas possibilidades de fazer enfermagem de forma diferente ao que já está estabelecido.

Para identificar um produto tecnológico, estas autoras partem do reconhecimento da proposição de procedimentos de execução e controle do processo e dos resultados do estudo. Ou seja, para chegar a um produto como este, o profissional deve ter pleno domínio na área, desde a etapa de proposição até a execução e avaliação, sempre com a intenção de produzir alguma transformação no contexto em que são aplicados.