Módulo 10: Desenvolvimento do processo de cuidar
Unidade 4: O TCC como um produto da reflexão crítica sobre a realidade e a prática profissional

O TCC como um produto da reflexão crítica sobre a realidade e da intervenção na prática profissional
Estrutura e apresentação dos trabalhos técnicos cientificos
Elementos textuais
Elementos pós- textuais

Introdução, Contextualização entre outros

Elementos textuais

O corpo do trabalho, sua parte principal, é dividido em quatro partes logicamente encadeadas. Este modelo consagrado e aprovado pelas normas da ABNT é amplamente utilizado em nível mundial.

Introdução:
Você já trabalhou a introdução do projeto de intervenção e agora vai apenas aperfeiçoar e amadurecer tudo o que já foi discutido e desenvolvido até aqui. Como vimos, a introdução apresenta o tema como um todo, possibilitando o detalhamento que se desenrolará no desenvolvimento do texto. Uma boa introdução deve prender a atenção do leitor e obter receptividade para as propostas do autor. Como há diferenças quanto aos conteúdos de uma introdução, aqui sugerimos a seguinte composição:
Contextualização do tema:
O ponto de partida é a situação que você considera problemática e que pretende responder. Apresente em linhas gerais o problema, as tendências e perspectivas atuais (informações mundiais, brasileiras, estaduais e municipais, quando disponíveis), e termine discutindo a pergunta geral relacionada ao problema que pretende responder.
Justificativa:
Parte imprescindível que explica a relevância de se desenvolver o estudo; comenta a utilidade dos resultados (positivos ou negativos) e as repercussões científicas. Aqui você pode citar os aspectos inovadores do seu produto, deixar claro porque valeu a pena fazer o estudo e apontar a contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática que exija solução;
Definição e delimitação do problema/questão:
Sem problema, não há pesquisa ou intervenção. Mas não confunda tema com problemas; o tema é o assunto geral, tem caráter amplo. O problema focaliza o que foi estudado (no caso, o quê mobilizou sua intervenção prática) e precede a apresentação do(s) objetivo(s). Ao final, pois, apresente os objetivos (geral e específicos).

Para apresentação deste relatório da prática, que consiste em seu TCC, você precisará utilizar-se das normas para elaboração de trabalhos científicos.

No relatório você deve descrever pormenorizadamente o que ocorreu em todas as etapas da prática implementada, refletindo sobre ela a partir do referencial teórico-metodológico escolhido. Lembre-se que isso exige um processo de reflexão crítica acerca da proposta desenvolvida. Veja o que é importante analisar neste tópico dos resultados:

  • Os objetivos foram alcançados?
  • O suporte teórico sustentou adequadamente a prática?
  • Precisou de reformulações/adaptações/mudanças? Por quê? Quais as mudanças feitas?
  • A metodologia foi adequada? Seus passos foram realizados integralmente? As estratégias (ou técnicas) colocadas em prática foram adequadas? Suficientes? Necessitou mudanças? Quais?
  • Quais os principais resultados da prática?
  • Quais as principais contribuições obtidas com a prática (para a saúde, para a assistência, para o ensino, para a administração, para a formação de recursos humanos)?
Que recomendações fazer para outros profissionais que desejem utilizar proposta semelhante? Para outros profissionais de saúde? Para a construção de conhecimentos? Para o aperfeiçoamento metodológico? Enfim, para a mudança da realidade.

Na conclusão, é feito o fechamento do trabalho, resgatando seus objetivos e referencial teórico. Dessa forma, nela podem estar presentes: as deduções extraídas dos resultados ou das discussões e a solução, ou não, do seu problema, apontando os aspectos que não conseguiu resolver. Você também pode incluir as recomendações pertinentes ao desenvolvimento da prática realizada, apontando caminhos para futuros trabalhos na área.