Introdução ao Curso

Funcionamento do curso

Créditos

páginas:

O processo de avaliação

Neste curso, tanto o aluno como o professor-tutor são agentes ativos no processo de aprendizagem, e ambos têm responsabilidades quanto ao processo de formação, ou seja, aluno e professor-tutor devem procurar oportunidades de desenvolver o conhecimento a partir do exercício de pensar a prática assistencial voltada para atender às necessidades da população.

Durante o processo de formação, serão realizadas avaliações online e presencial.

Essas avaliações terão funções formativas, somativas e diagnósticas.

Atividades avaliadas online

Autoavaliação

Toda a metodologia do curso foi trabalhada para que os conteúdos fossem disponibilizados em forma de objetos de aprendizagem. Isso faz com que os assuntos sejam divididos, organizados e disponibilizados de maneira lógica e com espaços para as intervenções didáticas entre os temas abordados.

Por ser uma ferramenta didática de autodesenvolvimento, ela serve para diagnosticar o quanto você já aprendeu sobre o conteúdo, ou, ainda, quanto você precisa aprender. Por isso, além de anônima e livre, ela não participará da média final do módulo.

Fórum de discussões

No decorrer dos módulos, você será orientado para os fóruns de discussões propostos pelos professores, nos quais você, além de expor suas ideias, poderá trocar informações com colegas do curso e, eventualmente, de trabalho.

Nos fóruns, que serão mediados pelos tutores, o foco da avaliação será a sua participação colaborativa e a pertinência dessa colaboração.

Atividades registradas no diário

Esta atividade é uma avaliação formativa que será composta de atividades de aplicação prática do conteúdo estudado. Com uma sequência de ações lógicas para aplicação do conhecimento e sob a orientação dos tutores, esta atividade será executada na ferramenta diário do AVEA.

Caso você, durante o curso, tenha dificuldades de seguir adiante ou mesmo finalizar suas atividades, entre em contato com seu tutor para orientação e desenvolvimento de estratégias de recuperação.

Prova online

Esta avaliação online, além de contribuir com a função somativa da avaliação, terá a função de fornecer dados para diagnosticar como estão o desenvolvimento do conhecimento e a absorção de informações fornecidas durante o módulo.

Este instrumento de avaliação será aplicado por meio de prova online, contendo 10 questões objetivas, de resposta única e de níveis de dificuldade variados, que serão respondidas no período de uma hora.

Para facilitar o seu acesso, você responderá à prova diretamente no sistema onde e quando puder. Vamos deixá-la disponível para você acessar durante todo o período em que estiver estudando o módulo em questão.

Na sua função somativa, a prova online será de caráter obrigatório e estará presente em todos os módulos do curso.

Entretanto, se você tiver algum problema técnico, procure imediatamente o seu tutor para agendar um horário para orientação e recuperação.

Coelho, Reibnitz, Vieira, Moraes, Goulart, Lindner

Tópico 2 - páginas: