Atenção Integral à Saúde da Criança

A criança, o meio ambiente e a família

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A criança e a escola

Processo de aprendizagem

Os problemas escolares enfrentados pela criança constituem-se em um verdadeiro desafio e por isso devem ser alvo das ações de cuidado promovidas pelos profissionais da atenção básica em conjunto com a escola e com a família.

A abordagem interdisciplinar desenvolvida por meio do trabalho em equipe é a forma mais adequada de avaliar e gerir as complexas dificuldades de aprendizagem, que muitas vezes são a causa do mau desempenho escolar, e os possíveis problemas de saúde da criança. O papel principal do profissional de saúde, aqui, é identificar e excluir as possíveis causas clínicas envolvidas neste processo.

As crianças que estejam vivenciando tais problemas na escola podem ser ajudadas a alcançar seu potencial pleno por meio da obtenção da história clínica, social e familiar e da realização de uma avaliação clínica. Também é útil que os profissionais envolvidos estejam familiarizados com o sistema educacional e escolar da comunidade, além de conhecerem os direitos da criança à educação de qualidade.

Nestes casos, o assistente social do NASF pode contribuir, procurando discutir com a equipe as leis educacionais voltadas à construção de ambientes menos restritivos e estabelecendo ou apoiando na comunicação com os funcionários da escola, quando necessário.

Leitura Complementar

Clique aqui para obter maiores informações sobre o tema e leia os seguintes artigos: CARVALHO, M. S. C. Dificuldades de aprendizagem.

Souza, Döhms e Carcereri

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Versão adaptada do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família