Prevenção de acidentes
À medida que a criança cresce, sua curiosidade pelo ambiente aumenta progressivamente. Os movimentos em busca de novas descobertas podem aumentar o risco de acidentes.
Medidas de cuidado e supervisão contínua podem impedir acidentes graves, fatais ou que deixam sequelas que podem comprometer as outras fases do ciclo de vida da criança.
O profissional de saúde pode discutir com os pais ou responsáveis acerca da adoção de medidas que contribuem na prevenção de acidentes. Com isso, é possível reduzir consideravelmente a exposição das crianças a possíveis situações perigosas, causadoras de injúrias físicas.
As injúrias físicas são um dos maiores problemas mundiais de saúde pública. As causas externas respondem por 53% da sobrecarga total das dez principais doenças entre 5 a 14 anos de idade. Existem evidências suficientes para recomendar orientação sobre este tema em todas as consultas de rotina.
Prevenindo a violência
Toda criança tem o direito de crescer e se desenvolver com qualidade.
O texto acima apresentado "Prevenindo a violência" foi extraído parcialmente da caderneta de saúde da criança. Ministério da Saúde. BRASIL, 2011.
Souza, Döhms e Carcereri