Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 2: Do problema ao Projeto de pesquisa

A pergunta de pesquisa
Revisão de Literatura

A escolha do tema

Dando continuidade, vamos refletir a respeito da escolha do tema.

Escolher o tema é indicar a área e a questão que se quer investigar, por exemplo: a aplicação da metodologia problematizadora como forma de favorecer a educação para a saúde das crianças da creche do morro do Mocotó.

Observe que apenas a escolha do tema não diz ainda o que o pesquisador quer investigar, pois ela tem caráter amplo. A sua meta, nesta etapa, é a de delimitar a dúvida que irá responder com a pesquisa. A melhor forma de começar um trabalho de investigação é partir de uma pergunta introdutória objetiva. Com esta pergunta, o investigador tenta exprimir, o mais exatamente possível, aquilo que procura saber, elucidar e compreender melhor.

A pergunta introdutória servirá de primeiro fio condutor da investigação. *Booth, Colomb e Williams (2000) orientam com relação à formulação da pergunta, veja:

*BOOTH, W.C; COLOMB, G.G; WILLIAMS J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Confira os passos que conduzem à formulação de uma pergunta.

  • Especifique seu tópico: estou estudando...
  • Formule sua pergunta: porque quero descobrir quem?/como?/por quê?
  • Estabeleça o fundamento lógico para a pergunta do projeto: para entender/como?/por quê?/o que?

O estudo trata da adesão ao tratamento por usuários com hipertensão arterial

O interesse ou questão mobilizadora é: Porque os usuários do território X apresentam uma baixa adesão ao tratamento da HA?

É a partir deste conhecimento que o cuidado de enfermagem poderá ser mais bem planejado e desenvolvido junto ao sujeito em questão.

Confira algumas dicas de como perguntar. Clique nas opções abaixo:

Qualidade da Pergunta
Uma boa pergunta de pesquisa é aquela que possui as seguintes qualidades:
Clareza: ser precisa, concisa e unívoca.
Exequibilidade: ser realista. Factível de ser executada, considerando o recrutamento dos participantes/sujeitos, o domínio técnico, o tempo disponível e os custos.
Pertinência: ser uma verdadeira pergunta; abordar o estudo do que existe; ter a intenção de compreender os fenômenos estudados ou de confirmar, refutar, expandir achados anteriores e fornecer novos.
Relevância: para o conhecimento científico, para as diretrizes de saúde e para direcionamentos de futuras pesquisas.
Exemplo de Pergunta

Que instrumentos a enfermeira utiliza para avaliar a manifestação dolorosa do cliente em pós-operatório de cirurgia ginecológica?

Quais os conhecimentos das mães do território X sobre vacinação?

Quais as principais dificuldades da equipe da Unidade Y para efetivar o planejamento local em saúde?

Como os usuários avaliam o cuidado/atenção oferecida pelo serviço Z?

Porque os alunos manifestam mais satisfação com uma determinada professora do que com outra?

De que forma a orientação pré-operatória pode contribuir para uma recuperação mais rápida do cliente?

A natureza da pergunta varia. Começando pela observação de um fato ou de uma série deles, cabe perguntar se os fatos de uma determinada classe seguem sempre o mesmo modelo, ou se existem circunstâncias em que o resultado pode ser diferente. Ou pode buscar-se uma explicação do processo pelo quais certas condições levam a determinados resultados.

Formato da Pergunta
As perguntas podem adotar a forma de:

O que ocorre quando....?
O que ocorrerá se...?
Qual é o mais...?
De que modo ....?

Perguntas de pesquisa podem estar relacionadas com o intento de cobrir uma lacuna do conhecimento, de comprovar uma hipótese ou de contestar alguma proposição que é geralmente admitida, verificando se esta é, com efeito, sustentável.

A delimitação do problema esclarece os limites precisos da dúvida que tem o investigador dentro do tema escolhido. Não se pode propor uma pesquisa na qual não há dúvida. Inicialmente, à luz dos próprios conhecimentos, o investigador elabora uma delimitação provisória do seu problema de investigação.

Palavra do Profissional:
Uma forma de testar a qualidade de sua pergunta é: Formule uma pergunta introdutória, teste esta pergunta junto das pessoas que o rodeiam de modo a assegurar-se que ela é clara e precisa e, portanto, compreendida da mesma forma por todas. Verifique se ela possui igualmente as outras qualidades acima recordadas. Reformule-a, caso não seja satisfatória, e recomece o processo.

Progressivamente, à medida que os conhecimentos vão se ampliando em função das leituras efetuadas na revisão de literatura pertinente, o investigador começará a perceber o complexo de variáveis que estão presentes no tema de pesquisa que escolheu e, então, começará a decidir com quais questões essenciais irá trabalhar.