Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 2: Do problema ao Projeto de pesquisa

A pergunta de pesquisa
Revisão de Literatura

A leitura

Visa assegurar a qualidade da problematização.

Quando um investigador inicia um trabalho, é pouco provável que o assunto tratado nunca tenha sido abordado por outra pessoa, pelo menos em parte ou de forma indireta. É indispensável tomar conhecimento de um mínimo de trabalhos de referência sobre o mesmo tema ou de modo mais geral sobre problemáticas que lhe estão ligadas.

Acompanhe com a animação a seguir como é feita uma escolha e organização das leituras:

Onde encontrar esses textos?

Peça conselhos a especialistas que conheçam bem o seu campo de pesquisa. Não negligencie artigos de revista, os dossiês de síntese e as entrevistas de especialistas publicadas na imprensa para o grande público.

As publicações de organismos especializados e muitos outros documentos que, não sendo relatórios científicos em sentido estrito, não deixam de conter elementos de reflexão e informação.

Revistas especializadas no seu campo de investigação:

  • Conteúdo traz os conhecimentos mais recentes sobre o assunto;
  • Publicam comentários bibliográficos sobre as obras mais recentes, graças aos quais poderá fazer uma escolha acertada de leituras

As obras sempre contêm as referências bibliográficas utilizadas, o que amplia o número das que devem ser consultadas.Ao ler livros, verificar os índices e sumários antes de ler o livro inteiro, para não se deparar com apenas uma página de interesse.

Compartilhando
Consulta à biblioteca. Crie oportunidades, faça visitas agradáveis e produtivas à biblioteca, aproveitando-as ao máximo. Para isso, verifique o sistema de consultas, vá munido de palavras-chave, direcione sua busca para o que interessa e, se necessário, peça ajuda à bibliotecária.

Como ler?

O principal objetivo da leitura é retirar dela ideias para o próprio trabalho. Isto implica que o leitor seja capaz de criar as suas próprias, de compreendê-las em profundidade e de articulá-las entre si de forma coerente.

Ler um texto é uma coisa, compreendê-lo e reter o essencial é outra. Sintetizar um texto não é um dom divino, mas uma capacidade que só se adquire com o exercício.

Para ser totalmente rentável, esta aprendizagem precisa ser sustentada por um método de leitura.

Uma das estratégias para organizar e fixar as leituras é utilizar-se de esquemas, resumos e fichamentos, que representam formas de documentação.

A seguir no quadro veja detalhes de cada uma destes documentos:

Esquema:
Reconstrói o eixo lógico de um estudo, destacando as ideias centrais e as relações entre elas, de modo a ordenar visualmente as informações. Pode se utilizar de setas, chaves, caixas e numerações para sintetizar os pontos que identificam o conteúdo.
Resumo:
Consiste em destacar as suas principais ideias e articulações, de modo a fazer surgir a unidade de pensamento do autor. Graças ao resumo, poderá comparar textos diferentes e salientar suas convergências e as divergências. A elaboração de resumos auxiliará a desenvolver a síntese dos textos.
Fichamento:
É um meio dinâmico de ordenar o conjunto das leituras, torná-las acessíveis e localizáveis, favorecendo o cotejamento de achados e o uso crítico da literatura. Afinal, de que vale o simples acúmulo de leituras se elas não forem facilmente apreciadas e manejadas?

Existem fichas de obra inteira, fichas textuais ou descritivas, fichas de citação (quando interessa registrar trechos transcritos com exatidão), fichas de resumo ou conteúdo (uma forma de ordenar os resumos numa apresentação gráfica), fichas temáticas.

Enfim, há vários tipos de fichamento e você pode achar o “seu jeito”, mas alguns autores podem lhe dar dicas interessantes.

Saiba Mais:
Você determina o tipo de fichamento de acordo com seu objetivo, muitos exemplos estão disponíveis. Clique no link para ver um modelo de ficha: Modelo de Ficha

Amplie seus conhecimentos visitando os sites:
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met01.htm
http://www.fichamento.com.br/comofazer.html