Visa assegurar a qualidade da problematização.
Quando um investigador inicia um trabalho, é pouco provável que o assunto tratado nunca tenha sido abordado por outra pessoa, pelo menos em parte ou de forma indireta. É indispensável tomar conhecimento de um mínimo de trabalhos de referência sobre o mesmo tema ou de modo mais geral sobre problemáticas que lhe estão ligadas.
Acompanhe com a animação a seguir como é feita uma escolha e organização das leituras:
Onde encontrar esses textos?
Peça conselhos a especialistas que conheçam bem o seu campo de pesquisa. Não negligencie artigos de revista, os dossiês de síntese e as entrevistas de especialistas publicadas na imprensa para o grande público. As publicações de organismos especializados e muitos outros documentos que, não sendo relatórios científicos em sentido estrito, não deixam de conter elementos de reflexão e informação. Revistas especializadas no seu campo de investigação:![]() |
Compartilhando |
Como ler?
O principal objetivo da leitura é retirar dela ideias para o próprio trabalho. Isto implica que o leitor seja capaz de criar as suas próprias, de compreendê-las em profundidade e de articulá-las entre si de forma coerente.
Ler um texto é uma coisa, compreendê-lo e reter o essencial é outra. Sintetizar um texto não é um dom divino, mas uma capacidade que só se adquire com o exercício.
Para ser totalmente rentável, esta aprendizagem precisa ser sustentada por um método de leitura.
Uma das estratégias para organizar e fixar as leituras é utilizar-se de esquemas, resumos e fichamentos, que representam formas de documentação.
A seguir no quadro veja detalhes de cada uma destes documentos:
Existem fichas de obra inteira, fichas textuais ou descritivas, fichas de citação (quando interessa registrar trechos transcritos com exatidão), fichas de resumo ou conteúdo (uma forma de ordenar os resumos numa apresentação gráfica), fichas temáticas.
Enfim, há vários tipos de fichamento e você pode achar o “seu jeito”, mas alguns autores podem lhe dar dicas interessantes.
![]() |
Saiba Mais: |