Programação

  • Seja bem-vindo a este módulo!

    Sabemos que o modo como atuamos no campo pessoal ou profissional é reflexo da nossa forma de compreender o mundo, mediada pelos recursos disponíveis, pelas relações interpessoais e pelas situações com as quais nos defrontamos. No campo profissional, atendemos a arranjos institucionais e partilhamos a diversidade do modo de agir com diferentes atores que medeiam nossa capacidade de intervenção. Entretanto, pouco refletimos sobre o nosso modo de agir e sobre os aspectos que orientam e condicionam nosso processo de trabalho. Dessa forma, neste módulo, temos como objetivo principal estimulá-lo à reflexão sobre o processo de trabalho efetuado pelas equipes de saúde na Atenção Básica e do NASF.

    Através do conteúdo deste módulo, portanto, você vai aprender importantes conceitos que contribuirão no processo de trabalho das equipes das unidades de saúde e do NASF. Além disso, você terá indicações de leituras complementares para o aprofundamento das discussões. Faça todas elas e interaja com os demais colegas e com a tutoria nos espaços de discussão disponibilizados no ambiente virtual.
    Esperamos que os conhecimentos adquiridos através deste módulo propiciem a aproximação entre a teoria e a prática em seu trabalho profissional e que, de algum modo, possam contribuir para a identificação de entraves e/ou para a superação de dificuldades na perspectiva do cumprimento dos princípios e das diretrizes do SUS.

    Bons estudos!

  • Concluímos mais uma etapa do Eixo II intitulado “O Trabalho na Atenção Básica”. Discorremos e refletimos sobre o processo de trabalho das equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde como ordenadoras do cuidado ou que compõem a equipe do NASF para apoiar e ampliar o potencial resolutivo da Atenção Básica. Iniciamos nosso olhar sobre o processo de trabalho na perspectiva do conceito ampliado de saúde. O olhar ampliado sobre o processo saúde-doença remete  um modelo de atenção pautado pela vigilância em saúde, pela integralidade da atenção, pela atuação interdisciplinar e multiprofissional e pelas ações que extrapolam o setor saúde.

    Ressaltamos a importância da horizontalidade nos processos decisórios, sejam eles de natureza administrativa ou clínica, que envolvem a população ou apenas a equipe. Lembramos que para atuar nessa lógica os aspectos pautados na Política de Humanização no SUS, e aplicáveis à Atenção Básica, devem ser observados. A educação permanente foi apresentada como uma importante estratégia, e mesmo como espaço de reflexão para a adoção dessas práticas.

    Por fim, apresentamos as ferramentas de trabalho das equipes, indicando características gerais de cada um dos elementos, os quais devem ser adequados e ajustados ao contexto social, sanitário e organizacional de cada equipe. Esperamos ter despertado em você a inquietação sobre o tema e propiciado momentos de análise e reflexão sobre sua prática. Além disso, esperamos tê-lo auxiliado na busca de alternativas para aprimorar e facilitar suas atividades cotidianas.