Diário


Prezado(a) especializando(a),

desde o início desse módulo, você identificará e refletirá sobre a forma como são utilizadas as ferramentas tecnológicas na sua prática.

A partir das informações coletadas armazene aqui suas anotações. O seu tutor terá acesso a esse texto e lhe acompanhará ao longo desse processo. Quando o texto estiver concluído, você deverá enviá-lo definitivamente clicando em "Enviar". Bom trabalho!


 

A atividade

 

Em contraste com os modelos de atenção em saúde que praticam uma assistência curativa, especializada, fragmentada e individual, a proposta de trabalho do NASF busca superar essa lógica, em direção à corresponsabilização e gestão integrada do cuidado, por meio de atendimentos compartilhados e projetos terapêuticos que envolvam os usuários e que sejam capazes de considerar a singularidade dos sujeitos assistidos.

Considerando as ferramentas tecnológicas:

  • Projeto de Saúde no Território;
  • Apoio Matricial;
  • Clínica Ampliada;
  • Projeto Terapêutico Singular.

Para cada uma das ferramentas, registre no seu diário:

- Em que situação(ões) deve ser utilizada?

- Como tem sido operacionalizada na prática (identificando possíveis divergências entre a concepção teórica e sua operacionalização)?

- Caso não esteja sendo utilizada na sua prática, exponha os motivos da não utilização.

- Em sua opinião, quais são os fatores que favorecem e que dificultam a utilização dessa ferramenta na sua prática?

- Identifique qual a percepção das Equipes de Saúde da Família com relação a essa ferramenta, fazendo um contraponto com a sua percepção e com a concepção teórica da ferramenta.