Programação

  • Caro aluno, nesse momento você inicia o Módulo VII, que tem como foco a assistência à mulher e à criança no momento do parto e nascimento.
    No decorrer deste módulo, você aprofundará conhecimentos referentes ao cuidado de enfermagem dirigido à mulher e à criança em um momento especial da vida de ambos: o parto e o nascimento. Nesse sentido, abordaremos conteúdos essenciais como a humanização do cuidado, a importância da inserção da família, como também a atuação do profissional enfermeiro junto à mulher e à criança, quer seja na evolução fisiológica desse processo como também frente às intercorrências.
    Em alguns momentos, você será remetido a conteúdos que já vivenciou no decorrer do curso. A ideia é que os módulos pelos quais você já passou e os outros que virão possuem interligação de conhecimentos, habilidades e atitudes que você busca aprimorar para atender a clientela materno-infantil.
    Acreditamos que o momento do parto e do nascimento envolve aspectos que transcendem as questões biológicas do cuidado sendo necessário um olhar atento, ampliado para que se viabilize atenção com qualidade, com inclusão de abordagem social, emocional, entre outras. As ações aqui discutidas intencionam fazer com que você reconheça as necessidades iminentes nesse momento de vida da mulher e da criança e faça com que você, mediante intervenções adequadas, possa contribuir para a redução da morbimortalidade materno-fetal e neonatal.
    Desejamos que no decorrer deste você possa refletir criticamente acerca do papel do enfermeiro nesse contexto de cuidado e oferecer, a cada dia de atuação em sua prática profissional, uma assistência de enfermagem qualificada, embasada cientificamente, como diferencial para a saúde materna e do neonato.
    Bom trabalho!

    Jane Cristina Anders, Dra.
    Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Dra.
    Maria Cândida de Carvalho Furtado, Dra.
    Vitória Regina Petters Gregório, Dra.
    Alecssandra F. S. Viduedo, Ms.
    Cinara Porto Pierezan, Ms.
    Danielle Monteiro Vilela Dias, Ms.

  • Caro aluno, esperamos que este módulo tenha sido bastante produtivo
    para aprimorar seu conhecimento acerca da atenção à mulher e à criança
    nas questões do parto e do nascimento. E também que tenha contribuído
    para estimulá-lo na troca de experiências, de informações e de conhecimentos
    entre seus colegas na prática profissional, tendo sempre o embasamento
    científico como suporte para as suas ações.
    Acreditamos muito em seu potencial para fazer uma enfermagem melhor
    a cada dia, oferecendo assistência de qualidade, com grande possibilidade
    de mudança nos indicadores de saúde materno-infantil.
    Foi um prazer estarmos com você nesta trajetória.
    Agora, inicie uma nova unidade e aprenda um pouco mais sobre a atenção
    à mulher e ao neonato no Alojamento Conjunto.