Programação

  • Geral

    Caro especializando,
    É com grande satisfação que damos início ao Módulo VIII, que tem como foco central a Enfermagem na atenção à saúde da mulher, do neonato e da família no Alojamento Conjunto. Cumprimentamos você pelo prosseguimento nos estudos e por estar dia a dia aprofundando seus conhecimentos e empenhando-se na realização das atividades do curso. Neste sentido, aproveitamos a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso com seu aprendizado, reiterando a certeza de que estaremos, no transcurso do desenvolvimento deste módulo, atentas e acessíveis às demandas que o processo de aprendizado sempre traz aos alunos. Conte com nosso apoio sempre que necessário!
    Este módulo está subdividido em 7 Unidades de conteúdo, a saber: Unidade 1 – A enfermagem no cuidado à mulher, ao neonato e à família no Alojamento Conjunto; Unidade 2 – Alterações fisiológicas e psicológicas da mulher no pós-parto; Unidade 3 – Alterações fisiológicas do neonato; Unidade 4 – Intercorrências obstétricas e neonatais; Unidade 5 – Aleitamento Materno; Unidade 6 – Práticas educativas e; Unidade 7 - Sistematização da assistência de enfermagem. Procuramos desenvolvê-lo de modo articulado com os outros módulos.
    Tais conteúdos serão abordados principalmente sob o ponto de vista de sua construção no contexto histórico-social e de sua estreita correlação com as políticas públicas que articulam a atenção à saúde em sistema de Redes e, no caso em questão, a Rede Cegonha, que contempla, em seu componente III, a atenção à mulher no puerpério e à criança. A importância deste conteúdo para a atuação profissional está centrada principalmente na corresponsabilidade de sermos os ativadores e os parceiros no processo da Atenção à Saúde no contexto das Redes de atendimento com vistas à melhoria da qualidade da atenção. De igual modo, é importante compreender e situar de que forma as Redes emergem como prerrogativa no atendimento à mulher, ao neonato e aos familiares no Alojamento Conjunto.
    Alimentamos a crença de que você continue motivado e consiga, ao longo do desenvolvimento do módulo, refletir sobre o papel do(a) enfermeiro(a) neste contexto, ampliando a interlocução com os parceiros do cuidado na área da saúde materna, neonatal e do lactente no sistema Alojamento Conjunto.

    Temos certeza de que você será capaz de realizar as atividades propostas com o mesmo empenho que vem demonstrando até aqui e que conseguirá vencer os desafios propostos pelo curso. Desejamos a você um excelente trabalho, com a certeza de que este será realizado com a qualidade que a nossa profissão merece, requer e da qual você é capaz!
    Bons estudos!


    Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Dra.
    Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Dra.
    Maria Cândida de Carvalho Furtado, Dra.
    Ana Izabel Jatobá de Souza, Dra.
    Maria Emilia de Oliveira, Dra.

  • Chegamos ao final do Módulo VIII, que teve como foco central a Enfermagem na atenção à saúde da mulher, ao neonato e à família no
    Alojamento Conjunto. Esperamos que você tenha conseguido aprimorar e atualizar seus conhecimentos nesta área específica e que, no transcurso do desenvolvimento do módulo, você tenha encontrado estímulo para a troca de experiências, de informações e de conhecimentos entre você e seus colegas na prática profissional, tendo sempre o embasamento científico como suporte para as suas ações.

    Acreditamos muito em seu potencial para fazer uma enfermagem melhor a cada dia, oferecendo assistência de qualidade, com grande possibilidade de mudança nos indicadores de saúde materno-infantil. Foi uma satisfação muito grande estarmos com você nesta trajetória.
    Agora, esperamos que você dê continuidade aos seus estudos com o mesmo entusiasmo, iniciando o Módulo IX, que abordará a “Enfermagem na Atenção à saúde da mulher e da criança: o puerpério e o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil”, no contexto da atenção básica.
    Sucesso e ótimos estudos!