Programação

  • Caro especializando, estamos iniciando o Módulo IX, que tem como foco a atenção à saúde da mulher, no puerpério, e da criança, no acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil, no contexto das redes de atenção à saúde.
    Este Módulo constitui-se de 9 Unidades, que buscam contextualizar a saúde da mulher e da criança no âmbito das Redes de Atenção à Saúde. Nesse sentido, abordaremos conteúdos que norteiam o processo de enfermagem no cuidar da mulher, da criança e da família, buscando também reconhecer o papel do enfermeiro nas ações de saúde, na avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade materna, neonatal e do lactente.
    Estudaremos sobre a consulta de enfermagem à puérpera; o planejamento reprodutivo; a consulta de enfermagem em saúde da criança; o aleitamento e a alimentação complementar saudável; a imunização em saúde da mulher e da criança; a avaliação e classificação de risco à saúde da mulher e; os agravos prevalentes na saúde da criança e as medidas terapêuticas relacionadas ao neonato e lactente. Por fim, a visita domiciliar e as práticas educativas em saúde da mulher e da criança.
    Acreditamos que você continue motivado e consiga, ao longo do desenvolvimento deste Módulo, discutir e refletir sobre o papel do profissional de enfermagem nesse contexto de cuidado, apropriando-se de recortes fundamentais da assistência de enfermagem no processo de viver da mulher e da criança. Desejamos que a cada dia você consiga contribuir em sua prática profissional com uma assistência de enfermagem cuidadora, qualificada e embasada no conhecimento científico.
    Esperamos que você tenha um ótimo aproveitamento deste Módulo.

    Bom trabalho!


    Débora Falleiros de Mello, Dra.
    Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Dra.
    Jane Cristina Anders, Dra.
    Juliana Cristina Santos Monteiro, Dra.
    Alecssandra F. S. Viduedo, Ms.
    Cinara Porto Pierezan, Ms.
    Danielle Monteiro Vilela Dias, Ms.
    Maria Emilia de Oliveira, Dra.

  • Caro estudante, chegamos ao final do Módulo 9, que teve como objetivo analisar e descrever o cuidado de enfermagem à mulher, à criança e a sua família no contexto da atenção básica de saúde, reconhecendo e relacionando a atuação do enfermeiro no planejamento das ações na avaliação e na classificação de risco e vulnerabilidade materna neonatal e do lactente. Entre os conteúdos abordados e distribuídos em 9 unidades, discutimos sobre o planejamento reprodutivo; a consulta de enfermagem em saúde da criança; o aleitamento e a alimentação complementar saudável; a imunização em saúde da mulher e da criança; a avaliação e a classificação de risco à saúde da mulher; os agravos prevalentes à saúde da criança e as medidas terapêuticas relacionadas ao neonato e lactente e, por último, a visita domiciliar e as práticas educativas em saúde da mulher e da criança.
    Esperamos que os conteúdos aqui apresentados e discutidos tenham contribuído para a sua qualificação profissional. Ao finalizarmos, desejamos
    a vocês o mesmo empenho e dedicação nas próximas etapas do curso. Foi um prazer estarmos com você nesta trajetória.
    Sucesso e boa sorte!