Diário


Prezado(a) especializando(a),

Durante esse módulo você realizará as etapas do processo de Planejamento da sua área de atuação, seguindo os passos indicados. Essa atividade poderá ser discutida com o tutor ao longo do módulo utilizando a ferramenta DIÁRIO, que está disponível abaixo.

Inicie a atividade e vá armazenando as suas anotações aqui. O seu tutor terá acesso a esse texto e lhe acompanhará ao longo desse processo. Quando o texto estiver concluído, você deverá enviá-lo definitivamente clicando em "Enviar tarefa".

_____________________________________________________________________

A atividade

Nos módulos de Saúde e Sociedade e Epidemiologia do eixo 1 você iniciou o processo reconhecimento da realidade, que é fundamental para o planejamento das ações da equipe de saúde. Na continuidade desse processo, a partir da caracterização da população, é necessário estabelecer um processo de reflexão e discussão coletiva em torno das informações existentes, aproveitando a experiência acumulada dos atores envolvidos – gestores, técnicos, profissionais de saúde, comunidade – para a identificação dos problemas propriamente ditos.

A partir de agora siga os passos relacionados abaixo e escreva um texto que sintetize cada uma das etapas do planejamento que você realizou. Aproveite para registrar suas impressões pessoais, dificuldades e desafios encontrados nesse processo, discutindo-os com seu tutor.

Passo 1

  • Identifique os problemas da sua área de atuação. Reúna as informações coletadas das diversas fontes (banco de dados, informantes-chave, observação direta) e discuta com sua equipe e com a comunidade. Faça uma relação dos problemas identificados.

Passo 2

  • A partir dos problemas identificados, estabeleça, junto com sua equipe, uma ordem de prioridades para os problemas identificados. Cite os critérios que a sua equipe utilizou na definição das prioridades.

Passo 3

  • Descreva e explique os dois primeiros problemas priorizados, identificando suas causas e consequências (árvore de problemas).

Passo 4

  • A partir da descrição dos problemas, estabeleça os objetivos e metas a serem alcançados para seu enfrentamento (árvore de objetivos).

Passo 5

  • Defina estratégias de ação para solucionar os problemas e defina os responsáveis pelo desenvolvimento dessas ações, colocando essas informações em uma planilha operacional.