Programação

  • Caro(a) especializando(a),

    Neste módulo, você aprenderá sobre a evolução histórica do Planejamento e sobre as etapas para a sua realização na Atenção Básica à Saúde.

    O módulo está estruturado em três unidades que irão subsidiar os passos para a realização desse importante momento do trabalho nas equipes da Atenção Básica.
    Refletiremos sobre como definir objetivos para a equipe e como criar etapas, desde a implementação até o monitoramento e a avaliação.

    Vamos também refletir sobre o alcance, ou não, das metas, ações e objetivos propostos.

    Adotamos a vertente de Carlos Matus, o chamado Planejamento Estratégico Situacional, por entendermos que se trata de uma abordagem próxima aos princípios do SUS e dos ideais da Reforma Sanitária Brasileira.

    Esperamos que os saberes aqui registrados possam auxiliar a sua prática cotidiana e, principalmente, transformar a realidade da saúde da comunidade em que você atua como profissional da Atenção Básica.

    • O exercício sistemático do planejamento potencializa o alcance dos objetivos por reduzir as incertezas envolvidas no processo decisório. Trata-se de um processo contínuo de pensar o futuro, o que implica tomada de decisão permanente dentro de um contexto que sofre influências constantes.

      Sua riqueza está no processo de análise de uma realidade, que permite a identificação do que se deseja alcançar e das decisões a serem tomadas para produzir os resultados esperados. Isso envolve modos de pensar a realidade, questionamentos para melhor compreendê-la e um processo de decisão continuado sobre o que, como e quando fazer, quais os responsáveis pelas ações e os custos envolvidos.

      Planejar, portanto, passa a ser uma necessidade cotidiana, um processo permanente para que se possa garantir direcionalidade às ações desenvolvidas, corrigindo rumos, enfrentando imprevistos e buscando sempre caminhar em direção aos objetivos que se quer alcançar.

      Neste módulo você teve a oportunidade de conhecer as características do planejamento em saúde, com enfoque no Planejamento Estratégico, identificando o processo histórico em que se insere e sua aplicabilidade como ferramenta de gestão dos processos de trabalho da equipe da Atenção Básica.